Translate

CADFREELA #63: Qual a diferença entre Arquitetura e Engenharia?



Você acha essa resposta difícil? Você acha que não tem diferença? Você acha que tem que ser macho para fazer engenharia? Você acha que não é bicha suficiente pra fazer decoração? Você acha que um faz uns desenhos loucos e o outro calcula? Você prefere não achar nada, pois é politicamente correto?

Acho que de modo geral a pessoa fica na dúvida quando pretende seguir por uma carreira profissional. E hoje escolher qual nicho da construção civil seguir é bastante difícil, pois se tem um leque bastante vasto a seguir, não sei se essa postagem vai ajudar ou atrapalhar na sua decisão.

Agora se você caiu aqui de paraquedas, tipo querendo saber se contrata um engenheiro ou um arquiteto para a sua obra, bem talvez essa postagem seja pra você também.

Primeiro vamos elencar as principais possibilidades de formação:


NÍVEL TÉCNICO
1- Técnico em Edificações: Profissional habilitado a desenvolver projetos e obras de até 80 m², tem competência para trabalhar com edificações de pequeno porte.
2-Técnico em Desenho de Construção Civil: Profissional habilitado para desenvolver projetos, e habilidade em desenho técnico
3-Técnico em Design de Interiores: Profissional habilitado para projetos de decoração, incluindo escolha de móveis e projeto de móveis planejados
4-Técnico em Desenho de Móveis: Profissional habilitado para projetos de móveis planejados.
5- Técnico em Segurança do Trabalho: Profissional habilitado para fiscalizar e implantar os sistemas de segurança do trabalho nas obras.
6-Técnico em Paisagismo: Profissional habilitado para desenvolver projetos de paisagismo

NÍVEL SUPERIOR
1-Tecnólogo de Construção Civil - Edifícios: Profissional habilitado para desenvolver obras e projetos de edifícios, tem competência para trabalhar com edificações de pequeno a médio porte.
2-Tecnólogo de Construção Civil - Pavimentação: Profissional habilitado para desenvolver obras e projetos de pavimentação.
3-Tecnólogo de Construção Civil - Hidráulica: Profissional habilitado para desenvolver obras e projetos de hidráulicas
4-Tecnólogo de Construção Civil - Elétrica: Profissional habilitado para desenvolver obras e projetos de elétricas
5-Arquitetura e Urbanismo: Profissional habilitado para desenvolver projetos de edificações, urbanismo, paisagismo e decoração.
6-Engenheiro Civil: Profissional habilitado para desenvolver obras e projetos de edificações, infraestrutura e grande porte.
7-Design de Interiores: Profissional habilitado a desenvolver projetos e obras de interiores.
8-Engenheiro Elétrico: Profissionais habilitados a desenvolver projetos e obras de elétrica de grande porte.

Provavelmente devem haver mais cursos de formação, se considerar o resto do mundo deve haver mais nicho e tipos específicos de cursos voltados a construção civil, com a evolução das tecnologias e necessidades humanas, pode haver até cursos que antes não tinham relação com a construção civil e hoje fazem parte do processo, como em casos de grandes obras que utilizam sociólogos, biólogos, entre outros.

Mas considerando tudo isso acho que criei mais problema para quem estava na dúvida, ou talvez mais possibilidades de encontrar o seu nicho ideal.

No Brasil o curso de Arquitetura tem o foco em criatividade e concepção de projetos, tendo como principal habilidade desenvolvida, a visão espacial, de entender o espaço habitado. O curso de Engenharia tem o foco em cálculo de estabilidade e entendimento do comportamento estrutural dos materiais construtivos.


Sendo assim, podemos dizer que o Arquiteto vê a construção civil pelo lado direito do cérebro, e o Engenheiro vê a construção civil pelo lado esquerdo. Podia dizer que o Arquiteto enxerga o espaço vazio da construção civil, enquanto o Engenheiro enxerga a matéria física da construção civil.


Você pode se inspirar, também, nessa dupla: Sussekind e Niemeyer, Engenheiro e Arquiteto. O Engenheiro provavelmente se maravilha em calcular e moldar os materiais de modo que alcançassem os limites da física e da química, ou criando coisas que só a matemática explica. O Arquiteto provavelmente se maravilha em criar formas e volumes que emolduravam espaços e direcionava o olhar do usuário para alguma vista, ou criando situações que só as emoções explicam.

Hoje também existe a dupla formação, até onde sei na USP-SP a pessoa entra em um dos cursos e pode cursar algumas disciplinas do outro curso. Mas como temos um empecilho burocrático de haver hoje dois Conselhos Profissionais (CAU e CREA), fica praticamente impossível a pessoa unir na prática as duas formações, a não ser que pague os dois conselhos, para caso queira exercer funções específicas de cada profissão, que talvez seja maior essa distinção em obras de grande porte ou com várias etapas de projeto a obra

Considerando a Construção Civil uma Indústria, a necessidade de muitos profissionais em todos os níveis e diversas habilidades, por não existir a possibilidade de trabalho individual considerando o todo da construção civil, no máximo pode se considerar trabalhos isolados em alguma etapas do processo entre projeto e obra. A cadeia dessa indústria é bastante ampla, portanto nem só de engenheiro e arquiteto sobrevive nessa industria.


Então nessa diferenciação vale buscar quais as suas pretensões dentro dessa cadeia produtiva, que passa pela compra e venda de materiais, transporte, execução, manutenção, gerenciamento, fabricação de peças, planejamento, criação, desenvolvimento de produtos, etc. Aí com esse perfil traçado você escolhe a que mais te atende no geral. E as possibilidades são infinitas.

BOA SORTE E MUITO SUCESSO NA SUA ESCOLHA
Inclusive para você que está em busca de um profissional para realizar o seu sonho da casa própria ou a construção de sua empresa, ou outras necessidades construtivas, que só chamar o pedreiro do bairro não é o suficiente.


ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...