Como não é uma novidade muito da forma de fazer já é conhecida, talvez a parte mais difícil de executar essa modalidade e a parte humana que o processo necessita, pois a parte tecnológica já está bastante organizada e testada há um tempo.
FREELANCER
Normalmente quem é freelancer tem a capacidade de trabalhar em qualquer modalidade, porque essa forma de trabalho exige adaptabilidade, então há quem trabalhe de casa, que trabalhe temporário em algum lugar, ou preste serviços esporádicos, há quem faça serviços assim fora do expediente (à noite, fim de semana) e assim vai buscando encontrar formas maleáveis de trabalhar.
CUSTO
Há quem acredite que trabalhar freelancer é menos custoso, mais isso vai depender da forma como enxerga a situação e poder de negociação.
Se enxergar como uma extensão da empresa, o custo é relativamente igual ao que gastaria com a manutenção de um escritório, pois a empresa terá que arcar com todos os custos dessa "filial" em home office, seja, custeando o valor de maquinário, contas de luz,etc. embutindo isso no valor do salário do funcionário.
Mas claro que na prática não é bem assim que funciona, ainda mais se contar que a pergunta que mais se encontra na internet quando o assunto é trabalho freelancer é "quanto cobrar?". Ou seja, esses funcionários, ou mesmo freelancers, acabam não contabilizando esse custo no seu salário.
ESTRUTURA
Um home office basicamente significa ter um escritório dentro de casa, esquecendo a quarentena, há quem expanda os horizontes e faça trabalhos freelancer em outros ambiente, conforme as condições dentro de casa.
Como a a casa é uma ambiente familiar, cada trabalhador terá que se organizar de uma forma diferente, para se adaptar a trabalhar dentro de casa, então existe opções de ambientes que a cada dia mais são criados com essa finalidade, como lanchonetes com internet e mesas para laptop, bibliotecas públicas, espaços compartilhados, etc.
No caso de cadistas, ou trabalhadores do ramos de construção civil, vale ter um bom equipamento de computador para instalar softwares gráficos ente outros softwares necessários para desenvolver o trabalho, um investimento bastante alto, e requer atualização periódica, então vale considerar no custo uma reserva para trocas e manutenção.
A estação de trabalho merece uma cara de escritório, então vale investir por exemplo numa cadeira bem confortável, e um ambiente com instalações adequadas e que seja possível fechar para trazer privacidade e silencio, ou algum distanciamento das atividades residenciais.
ADMINISTRAÇÃO
Quando se estabelece uma empresa a regra é manter a dinâmica o trabalho a ser feito de maneira a se controlar e acompanhar todas as etapas de forma prática. Como uma fábrica, onde todos os equipamentos tem que estar dispostos de modo que entre as matérias-primas por uma lado saia o produto acabado no final.
No ramo da Construção Civil, a etapa mas visível é a obra, que também é subdividida em outras etapas. A parte de projeto já é feita em boa parte com pessoas a distância, pois mesmo que todas as etapas de projeto seja feitos pela mesma empresa, não cabe numa mesma sala todas as pessoas envolvidas no processo. Até mesmo em obra o planejamento para a execução das etapas, precisam ser calculadas para não chegar um momento em que os pedreiros não tem material para construir, ou a ordem das coisas fique atropelada e precise ser refeito porque alguém piso num cimento fresco.
De modo geral as empresas tem certa capacidade de articular essas várias etapas de projeto, não que seja perfeito, afinal de contas uma boa parcela dos erros cometidos nas construções se devem a projetos mal executados, mal detalhados, etc.
Mas na teoria não existe muito mistério, na prática vale muito a experiência, as tecnologias facilitam muitos processos para administrar toda a equipe de projeto.
Quando essa relação se dá a distância a confiança é a maior aliada para diminuir os efeitos que a distância gera, de dúvidas, mal entendidos e falhas de comunicação.
FERRAMENTAS
As ferramentas tecnológicas são muitas, desde vídeo chamada, até compartilhamento de arquivos, inclusive ferramentas de administração de projetos, que para muitas empresas tem sido um bom investimento.
Essas ferramentas são ótimas para administrar todas as etapas de projeto, permitindo que todos os envolvidos consigam realizar suas tarefas e acompanhar o processo na medida que lhes cabe.
Mas isso torna o trabalho em equipe mais profissional, no sentido que exige maior habilidade no uso das ferramentas disponíveis, inclusive essas ferramentas buscam impedir gambiarras e jeitinhos. Ou seja, não é recomendável ter na equipe amadores no entendimento dos recursos, claro que todos tem capacidade de aprender, e provavelmente integrar essas ferramentas no processo da dinâmica da empresa exige que todos, independente de hierarquia, saibam utilizar todos dos recursos minimamente.
Alguns exemplos:
1- Normalmente recursos mais avançados do autocad é impossível de se utilizar, nem todos da equipe tem capacidade de nem mesmo visualizar com os recursos avançados, como a referencia externa, um recurso de separação de etapas de projeto.
2- Nuvens e servidores, precisam de alguma proteção contra alguém que por acaso delete algum arquivo, vale considerar utilizar recursos de backup, e avaliar que tipo de ferramente garante esse tipo de segurança.
3- Nas ferramentas BIM, normalmente as empresas acabam tendo que exportá-las ou usam softwares mais populares conjuntamente, pois nem todas as etapas do projeto conseguem utilizar os mesmos tipos de ferramentas. Isso acontece muito nas compatibilizações de projeto.
4- Normalmente as pessoas envolvidas no processo não tem as mesmas habilidades no computador ou até a mesma forma de trabalhar, então isso acaba criando conflitos, princialmente para quem for juntar todo o trabalho a ser entregue.
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS
ESTRUTURA
Um home office basicamente significa ter um escritório dentro de casa, esquecendo a quarentena, há quem expanda os horizontes e faça trabalhos freelancer em outros ambiente, conforme as condições dentro de casa.
Como a a casa é uma ambiente familiar, cada trabalhador terá que se organizar de uma forma diferente, para se adaptar a trabalhar dentro de casa, então existe opções de ambientes que a cada dia mais são criados com essa finalidade, como lanchonetes com internet e mesas para laptop, bibliotecas públicas, espaços compartilhados, etc.
No caso de cadistas, ou trabalhadores do ramos de construção civil, vale ter um bom equipamento de computador para instalar softwares gráficos ente outros softwares necessários para desenvolver o trabalho, um investimento bastante alto, e requer atualização periódica, então vale considerar no custo uma reserva para trocas e manutenção.
A estação de trabalho merece uma cara de escritório, então vale investir por exemplo numa cadeira bem confortável, e um ambiente com instalações adequadas e que seja possível fechar para trazer privacidade e silencio, ou algum distanciamento das atividades residenciais.
ADMINISTRAÇÃO
Quando se estabelece uma empresa a regra é manter a dinâmica o trabalho a ser feito de maneira a se controlar e acompanhar todas as etapas de forma prática. Como uma fábrica, onde todos os equipamentos tem que estar dispostos de modo que entre as matérias-primas por uma lado saia o produto acabado no final.
No ramo da Construção Civil, a etapa mas visível é a obra, que também é subdividida em outras etapas. A parte de projeto já é feita em boa parte com pessoas a distância, pois mesmo que todas as etapas de projeto seja feitos pela mesma empresa, não cabe numa mesma sala todas as pessoas envolvidas no processo. Até mesmo em obra o planejamento para a execução das etapas, precisam ser calculadas para não chegar um momento em que os pedreiros não tem material para construir, ou a ordem das coisas fique atropelada e precise ser refeito porque alguém piso num cimento fresco.
De modo geral as empresas tem certa capacidade de articular essas várias etapas de projeto, não que seja perfeito, afinal de contas uma boa parcela dos erros cometidos nas construções se devem a projetos mal executados, mal detalhados, etc.
Mas na teoria não existe muito mistério, na prática vale muito a experiência, as tecnologias facilitam muitos processos para administrar toda a equipe de projeto.
Quando essa relação se dá a distância a confiança é a maior aliada para diminuir os efeitos que a distância gera, de dúvidas, mal entendidos e falhas de comunicação.
FERRAMENTAS
As ferramentas tecnológicas são muitas, desde vídeo chamada, até compartilhamento de arquivos, inclusive ferramentas de administração de projetos, que para muitas empresas tem sido um bom investimento.
Essas ferramentas são ótimas para administrar todas as etapas de projeto, permitindo que todos os envolvidos consigam realizar suas tarefas e acompanhar o processo na medida que lhes cabe.
Mas isso torna o trabalho em equipe mais profissional, no sentido que exige maior habilidade no uso das ferramentas disponíveis, inclusive essas ferramentas buscam impedir gambiarras e jeitinhos. Ou seja, não é recomendável ter na equipe amadores no entendimento dos recursos, claro que todos tem capacidade de aprender, e provavelmente integrar essas ferramentas no processo da dinâmica da empresa exige que todos, independente de hierarquia, saibam utilizar todos dos recursos minimamente.
Alguns exemplos:
1- Normalmente recursos mais avançados do autocad é impossível de se utilizar, nem todos da equipe tem capacidade de nem mesmo visualizar com os recursos avançados, como a referencia externa, um recurso de separação de etapas de projeto.
2- Nuvens e servidores, precisam de alguma proteção contra alguém que por acaso delete algum arquivo, vale considerar utilizar recursos de backup, e avaliar que tipo de ferramente garante esse tipo de segurança.
3- Nas ferramentas BIM, normalmente as empresas acabam tendo que exportá-las ou usam softwares mais populares conjuntamente, pois nem todas as etapas do projeto conseguem utilizar os mesmos tipos de ferramentas. Isso acontece muito nas compatibilizações de projeto.
4- Normalmente as pessoas envolvidas no processo não tem as mesmas habilidades no computador ou até a mesma forma de trabalhar, então isso acaba criando conflitos, princialmente para quem for juntar todo o trabalho a ser entregue.
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS
Gostei, aqui tem mais dicas para vender de casa
ResponderExcluir