Leiaute pode ser definido de várias formas, para diversas situações, é a palavra Layout adaptada a língua Potuguesa Brasileira: é a disposição ou arranjo físico (montagem ou configuração), de determinado local, ambiente, interface gráfica, comunicação impressa ou todo o tipo de disposição de elementos afim de proporcionar um resultado.
Existem diversos tipos de Leiaute realizados de diversas formas em diversas áreas de atuação como: Leiaute de escritório, Leiaute gráfico, Leiaute Industrial etc...
(http://www.dicionarioinformal.com.br/leiaute/ )
Para os projetos que tem como objetivo definir a arquitetura, ou seja, definir o corpo do edifício, o layout, se torna secundário,sendo mais utilizado para dimensionar os espaços de forma que acomodem um determinado uso.
Já para os projetos de Design de Interiores, o layout é que é o objeto principal, pois ele define tudo o que será feito, sendo assim é o motivador do projeto.
Alguns projetos considerados bem sucedidos, na minha opinião colocam todas as etapas de projeto em primeiro plano, ou seja, todas as etapas são importantes e precisam caminhar juntas, atualmente fica cada vez mais difícil colocar todas as etapas na mesma posição, afinal para cada etapa existe um especialista sendo assim a comunicação entre as partes precisa ser bastante harmoniosa, pois o layout pode ajudar a definir muitos elementos do projeto, não só a melhor posição do sofá ou da cama, mas pode, também, se conseguir ser bastante elaborado, determinar o melhor aproveitamento do espaço, e, também, a melhor definição da arquitetura, e de todas as etapas de projeto.
Charles Rennie Mackintosh
Este arquiteto junto com sua mulher no começo do século XX (1868-1928) compôs uma junção da Arquitetura com o Design de Interiores, do qual me encantei de imediato.
Charles Rennie Mackintosh
Este arquiteto junto com sua mulher no começo do século XX (1868-1928) compôs uma junção da Arquitetura com o Design de Interiores, do qual me encantei de imediato.
O Layout também entra em outras composições gráficas como na comunicação visual, tanto para projetos de comunicação visual, como na comunicação visual da apresentação do projeto.
DESIGN DE INTERIORES = planta com a definição dos usos e seus elementos num determinado espaço.
ARQUITETURA = dimensionamento do espaço para utilização de um espaço, definindo alguns pré-elementos que farão parte do espaço, como dimensionamento da iluminação mínima, pontos de hidráulica e eletricidade, aberturas, tipos de materiais de revestimento,....
COMUNICAÇÃO VISUAL = na sinalização, em placas totens, sinalização horizontal, prevendo constraste de cores, dimensões tipográficas e iconográficas.
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PROJETO = cada projetista ou melhor cada responsável pelo projeto tende a definir uma padronização e regras quanto a apresentação algumas regras são gerais e de uso comum, como posicionamento de carimbos, margens de folha, ou regras específicas de representação para cada tipo de etapa de projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS