CONFORTO VISUAL = Cores, contrastes, volumes, perspectiva,....
CONFORTO TÉRMICO = materiais, temperatura das cores, ....
CONFORTO SENSORIAL = texturas, materiais, ergonomia,....
Então tudo que for interior ao edifício, fica por conta do Design de Interiores, muitas vezes, porém, há edificações que surgem alinhados ao projeto de Interiores, desta maneira um é dependente do outro, e acontecem da mesma maneira, mas quando acontecem separadamente, como em reformas, muitas vezes é necessário um suporte da Arquitetura ou da Engenharia para o Design de Interiores não cometer nenhum acidente.
Atualmente o Design de Interiores vem se especializando em setores.
RESIDENCIAL = reformas de apartamento, de casas, ambientação, ....
COMERCIAL = lojas, espaços comerciais, vitrines, stands, ....
CORPORATIVO = escritórios, ambientes corporativos, layout de fábrica, ....
Sendo assim cada setor exige um conhecimento específico e uma apresentação diferenciada, em casos residenciais, a necessidade de projeto normalmente é mais contida, demandando somente detalhamentos mais complicados, como marcenaria, ou uma disposição de móveis no layout, deixando o projeto mais por conta da etapa do executivo. Nos outros setores a demanda de projeto começa nas primeiras etapas, por normalmente demandar uma apresentação e aprovação para o corpo proprietário e necessitando de adequação e aprovação algumas vezes em órgãos ou departamentos de regulamentação.
Cada nicho pode se derivar e diversos outros nichos:
- lojas
- stands de feiras
- pisos de escritório- layout de fábrica
- decoração residencial
- móveis planejados
- espaços de lazer
- academia
- casas de show
- teatros e cinema
- decoração naval
- vitrines
- lojas conceito
- restaurantes
- cozinhas hindustriais
- praça de alimentação
- paginação
- eventos
- hotelaria
- cenografia
- ambiente decorado
- ......
É muito comum projetista se especializarem em um determinado nicho, existem também muitas empresas que além de forneceram o material também incorporam no processo o projeto tanto para confecção do produto fornecido, como para a instalação, tanto em casos padronizados, como personalizados.
Sendo assim o projetista pode encontrar muita tarefa a ser feita dentro do Design de Interiores, e muitos deles também se aventuram em não somente ser um agente gráfico, mas também uma agente que administra e promove todas as etapas que demandam da ideia até a execução do AMBIENTE DECORADO.
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS