Essa página meio foi seguindo um caminho de falar sobre o trabalho de cadista, talvez muito mais que ser um portifólio.
Esse Censo vai nesse caminho de conhecer mais sobre esse trabalho, que a gente meio já imagina como ele funciona, mas a gente sempre se surpreende.
Infelizmente para essa primeira pesquisa teste, tivemos pouca participação de pessoas que queiram contribuir com a classe, se é que ser cadista é ser parte de uma classe.
VAMOS AOS DADOS COLETADOS
Primeiramente, para deixar claro, a pesquisa foi feita pelo Google Formulários de forma anônima, talvez somente o Google tenha como saber quem foram as pessoas que responderam.
MODO DE LOGAR NA PESQUISA |
9 Feminino
18 Masculino
Com um número reduzido, e também considerando que espalhei em alguns grupos de cadistas, não dá para ter clareza se esse dados de menos mulheres corresponde a realidade, talvez elas por acaso não busquem participar desses grupos de facebbok, por ter mais o que fazer.
2- IDADE
6 entre 18 e 25 anos (1 feminino; 5 masculino)
6 entre 26 e 29 anos (5 feminino; 1 masculino)
4 entre 30 e 35 anos (1 feminino; 3 masculino)
6 entre 36 a 40 anos (2 feminino; 4 masculino)
3 entre 41 e 50 anos (0 feminino; 3 masculino)
3 entre 51 a 60 anos (0 feminino; 2 masculino)
Não houve uma pergunta há quanto tempo que a pessoa trabalha como cadista, mas a mulheres se encontram nas faixa etárias mais novas, que vai de encontro com a entrada de mulheres mais tardia em cursos que trabalham com produção de fábricas e construção civil entre outras. E também os mais jovens que estão mais familiarizados com as tecnologias de computador. Talvez em pesquisas no futuro com novas tecnologias talvez os mais novos estarão entrando nas novas tecnologias e os mais velhos ainda serão cadistas. Talvez o cadista que é um desenhista que usa o computador, talvez deixe de existir como os desenhistas de prancheta, que talvez existam, mas devem ser raros. Assim como nas escolas ainda se ensinam em pranchetas.
3-ESTADOS
Nordeste (4): 1 Bahia
2 Pernambuco
1 Rio Grande do Norte
Centro-Oeste (3): 1 Brasília
1 Goiás
1 Mato Grosso
Centro-Oeste (3): 1 Brasília
1 Goiás
1 Mato Grosso
Sudeste (12): 5 Rio de Janeiro
7 São Paulo
Sul (6): 2 Paraná
3 Rio Grande do Sul
1 Santa Catarina
Sul (6): 2 Paraná
3 Rio Grande do Sul
1 Santa Catarina
De 27 estados brasileiros, somente teve representantes de 12 estados, e as 5 regiões estão compreendidas, porém com uma quantidade muito pequena de participações e sem um controle de quantos cadistas podem ter acesso ao facebook e participação de grupos, não dá para dizer que algum estado está com o mercado saturado, ou não possuem demanda de trabalho de cadistas. Mas considerando a região sudeste ter tendência a ser o centro financeiro e de trabalho, a espectativa da pesquisa não foge muito nessa direção.
4- ALCANCE DE TRABALHO
Norte (2): 1 somente estado
1 toda a região Norte
Nordeste (4): 1 somente cidade
3 somente estado
Centro-Oeste (3): 1 somente cidade
1 somente estado
1 além do Brasil
Sudeste (12): 4 somente cidade
5 somente estado
1 toda a região Sudeste
1 também região Sul
1 além do Brasil
Sul (6): 2 somente cidade
1 toda a região Sul
2 também região Sudeste
1 todo Brasil
Essa questão talvez tenha ficado um pouco confusa, mas mostra que não existe fronteiras para trabalhos de cadista, cada profissional faz a sua própria fronteira, e o resto do mundo pode er uma opção também.
5- VÍNCULOS
1 Desempregado
Freelancer (18): 7 Freelancer
4 Freelancer e Desempregado
1 Freelancer e Empresário
2 Freelancer e CLT
1 Freelancer, Desempregado e CLT
3 Freelancer e PJ
1 Servidor Público
5 CLT
2 PJ
A palavra freelancer é talvez seja muito vaga e deve ter confundido muitos que responderam, Mas fora os vários tipos de freelancer que apareceram, apareceu acho que todos os tipos de vínculos que existe. Deveria ter sido entendido da seguinte maneira:
Desempregado = o cadista que está em situação que não possui vínculo com nenhuma empresa inclusive não está no momento conseguindo trabalhos freelancer.
Servidor Público = o cadista que trabalha como funcionário público, pois há concurso para trabalhos de desenhista técnico.
CLT = o cadista que trabalha com registro em carteira de trabalho
PJ = o cadista que tem empresa aberta, e presta serviço, porém aqui valeria diferenciar aquele que mesmo sendo PJ trabalha somente para uma empresa, praticamente como funcionário CLT.
E o Freelancer = é o cadista que trabalha sem vínculos, nem como PJ, nem CLT, nem servidor, o famoso "bico", porém poderia poderia dividir se trabalha exclusivamente de freelancer, que seria numa visão formal um desempregado, ou faz serviços freelancer além de um trabalho vinculado, que poderia ser CLT, PJ ou servidor.
Normalmente o trabalho de cadista diz de um trabalho freelancer, até por que o termo correto para uma categoria profissional seria desenhista técnico, ou algo similar, e existe aqueles que trabalham em outras categorias profissionais que também desenvolvem desenhos em computador. Talvez por esse motivo muitos não responderam essa pesquisa, por não se considerarem cadistas, mesmo que as funções entre trabalhar utilizando softwares de desenho e cadista sejam praticamente as mesmas.
Vale ressaltar que isso tem haver com o desenvolvimento da profissão, antes as empresas contratavam desenhistas hoje se contratam estagiários de cursos que a denominação profissional são outras (Edificação, Arquitetura, Engenharia, ...).
ESSA PESQUISA TEM MUITOS ÍTENS ENTÃO VOU REPARTÍ-LOS EM ALGUMAS POSTAGENS PARA IR TRABALHANDO OS DADOS AOS POUCOS.
censo-cadista-2019-parte-1
censo-cadista-2019-parte-2
censo-cadista-2019-parte-3
censo-cadista-2019-parte-4
censo-cadista-2019-parte-1
censo-cadista-2019-parte-2
censo-cadista-2019-parte-3
censo-cadista-2019-parte-4
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS