E chegando ao fim da nossa pesquisa, vamos já buscando novos assuntos para tratar aqui nesse blog.
19-DIVULGAÇÃO
3 Blog
1 Cartão de Visita Virtual
5 email
10 facebook
3 feiras e eventos
2 folhetos e impressos
2 Google+
4 Instagram
1 placa na porta
4 Site
1 Site de Emprego
5 Site de Prestação de Serviço
6 Whatsap
13 NÃO DIVULGA
Esse item é bastante importante, para quem é empreendedor, mas acredito que nos tempos de hoje, mesmo para quem diz NÃO DIVULGAR, deveria ser importante também como ponto de proatividade para quem está como funcionário em empresa, afinal esse setor de divulgação e marketing vem cada mais crescendo e se tornando importante nas empresas. Aqui apareceu diversos meios de comunicação bastante interessantes. Meios de comunicação analógico, que exige talvez uma demanda de tempo e dinheiro maior: como ir em feiras e eventos, distribuir folhetos e impressos, ter um local fixo para por uma placa. Meios de Comunicação Digital que em alguns casos contam com uma assessoria paga para alcançar melhores resultados e ter uma eficiência de conteúdo: redes sociais, sites, blogs, email, ..., a cada dia são criados novos meios de comunicação eletrônicos. Este blog é feito de modo bem amador, muitas vezes sem uma revisão ortográfica, e sem nenhum critério.
20-SITUAÇÃO PAÍS (ÚLTIMOS 12 MESES)
1 Mercado ótimo
3 Mercado Bom
8 Mercado Razoável
11 Mercado Péssimo
2 Mercado inexistente
2 não soube opinar
Pelos pesquisados o mercado de trabalho está tendendo a péssimo, mais existe alguns sinais de esperança, talvez por haver algum nicho de trabalho pouco explorado, talvez por nem todos os campos de trabalho estarem em crise. Comparando com as outras respostas, essa visão mais pessimista, não se deve a pessoa estar ou não trabalhando, mas está associado a situação que a pessoa sente a sua volta, pois de modo geral os participantes dessa pesquisa são bastante heterogêneos.
21-INFLUENCIA NO MERCADO
11 concorrência
9 divulgação
7 formação
5 localização
7 relacionamento com clientes
9 tecnologia
9 valorização do cadista
8 política externa
15 política interna
4 economia externa
18 economia interna
6 investimento internacional
10 investimento privado
12 investimento público
2 NÃO SOUBE OPINAR
O tal MERCADO é alguém indefinido, tão indefinido, que qualquer coisa pode ser fator determinando para mudá-lo. Tem os fatores globais que influenciam todos os tipos de mercados, que talvez os especialistas chamariam de MACROECONOMIA, e tem os fatores que mais palpáveis, pois tem influencia direta no dia a dia, que talvez fosse a tal MICROECONOMIA, que no caso afetaria diretamente a profissão de cadista.
A MACROECONOMIA afeta de modo geral a profissão pois uma mudança pequena tem proporções gigantes, tipo o dólar, a bolsa de valores, o preço do petróleo, o volume de exportações e importações, a situação política, políticas públicas, como Minha Casa Minha Vida, que gerou um crescimento no setor da Habitação, onde cadistas estão bastante inseridos.
A MICROECONOMIA já diz da lida diária do mercado, os concorrentes diretos, as novas tecnologias, as formas de divulgação mais eficiente, cursos e desenvolvimento da profissão, características empreendedoras, ...
22-CONSIDERAÇÕES FINAIS
15 SEM CONSIDERAÇÕES FINAIS
3 ELOGIOS
6 temas e sugestões para próximas pesquisas
3 reclamação do mercado
Considerando os 27 participantes que mesmo poucos, fizeram grandes contribuições, muitos assuntos vieram a luz que talvez muitos não conheciam, ou mesmo nem sabia que poderia existir algo parecido.
Como é uma pesquisa bastante amadora certamente faltou muita coisa a ser perguntada, e provavelmente muitas questões deveria ser melhor formuladas, mas a intenção maior desta pesquisa era além de saber mais sobre a profissão de cadista, era também testar perguntas e assuntos sobre o tema CADISTA.
O cadista é uma mistura de profissões, tem os desenhistas técnicos, tem os usuários de softwares de desenho, tem os que tem outras profissões paralelas, e são cadistas somente nas horas vagas, então é uma profissão bastante difusa e sem muitos pontos em comum, pois não há um órgão de classe, um sindicato, uma associação, onde pudesse buscar informações sobre o assunto, e por esses e outros motivos é uma profissão desconhecida e desvalorizada e precisava de uma pesquisa dessas. Algumas das considerações finais dos participantes talvez foi um momento de desabafo, pois assim como eu, talvez nunca tiveram um espaço para discutir a profissão. Sugestões de políticas públicas, sobre a tecnologia BIM, sobre os cursos de formação ainda serem temerosos com as ferramentas digitais, e até sobre essa pesquisa ser fofoqueira. Concluindo, para mim, essa pesquisa foi super válida, acho que tirou muitas dúvidas sobre a profissão de cadista.
ASSIM QUE POSSÍVEL DANDO UM DEVIDO TEMPO CONSIDERAREI REFORMULAR ESSA PESQUISA, APRIMORANDO E CONSIDERANDO AS SUGESTÕES E CRÍTICAS, E TALVEZ VAMOS AVANÇANDO MAIS NESSE TEMA.
AGRADEÇO A TODOS OS ANÔNIMOS QUE PARTICIPARAM DESA PESQUISA
censo-cadista-2019-parte-1
censo-cadista-2019-parte-2
censo-cadista-2019-parte-3
censo-cadista-2019-parte-4
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS