PROJETO #29: COE ou COE
Todo escritório precisa de um estagiário, não para ajudar nos trabalhos, mas para passar um café.
Ou fazer aqueles trabalhos ninguém quer fazer, ou acha de menor valor, como serviços de oficeboy.
Falando em trabalhos que ninguém quer fazer uma delas é se inteirar das legislações, pois por mais que fazer um projeto tem seu lado criativo, também requer seguir algumas orientações para não construir prédios inabitáveis ou inseguros.
Essas legislações de modo geral são fruto de erros e acertos nas construções que servem de parâmetro para as futuras construções.
Muitas normas de segurança por conta de incêncio vei de incêndios famosos.
Incêndio nos edifícios Joelma e Andraus na década de 70.
Boate Kiss 5 anos depois
Então conhecer e se dedicar um tempo para aprender sobre as legislação é muito importante para desenvolver projetos mais seguros e mais confortáveis.
Outro exemplo que muito gente vivencia de como as normas de dimensões mínimas afeta o nosso cotidiano, com portas muito estreitas, ou corredores estreitos, ou a ginástica que é necessária fazer para entrar num banheiro.
O projeto tem que fazer essa ginástica mental para evitar e proporcionar a melhor opção de uso do espaço de modo que caiba no orçamento, no espaço disponível, evitando ao máximo gambiarras e habitar num ambiente ruim.
Legislação se baseia em experiências antigas, e a evolução das construções, e das cidades.
- Dimensões Mínimas
Considerando o espaço necessário para se encaixar as peças mínimas mais a circulação entre essas peças dos ambientes.
Banheiros, Cozinha, Dormitórios, Salas, corredores, refeitórios, sala de espera, recepção, estacionamento, sala de reunião, .....
- Aberturas e Vão
A circulação é um item de bastante atenção, e aberturas e vãos são considerados a todo momento, como passagem por portas para pessoas com mobilidade reduzida, ou janelas que permitem a entrada de iluminação e ventilação natural.
- Alturas
Vencer alturas é um campo de muitos regras, pois são baseadas nas dimensões humanas, como alcançar objetos altos e baixos, ou subir um andar por escadas, ou rampas ou elevadores, altura de peças, como chuveiro, ou parapeitos de varandas, posição de espelhos e diversos objetos de uso cotidiano.
- Fluídos
A circulação de ar e água nas construções também seguem regras, para escoar essas flúidos de maneira eficiente, para evitar vazamentos. Nesse caso vale estudos de pressão e vazão.
- Acessibilidade
De modo geral ao longo do tempo a necessidade de gerar acesso a todos virou a principal questão dos projetos, ampliando dimensões antes consideradas mínimas, e agora insuficientes, pois a cada dia se valoriza a todas as necessidades especiais.
Como a maior necessidade por rampas, ou portas e corredores mais largos, a obrigatoriedade de corrimões e outros aparatos de indicação, ou apoios para aumentar a acessibilidade.
Como piso táteis e sinalizadores luminosos.
A legislação é composta de muitos itens a serem estudados:
- Código de Obras e Edificações
- Estatuto da Cidade
- Normas Técnicas da ABNT
- Instrução Técnica dos Bombeiros
- Padrões de Instituições Públicas (EDIF, FDE, ...)
- Compatibilização de Projeto
Assinar:
Postar comentários (Atom)
CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?
Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...
-
MOBILIÁRIOS - DETALHAMENTO Arquiteta Paola Rosellini - Data: 2012 - Cliente: Decoração de Residência - Assunto: Mobi...
-
Já me pediram aqui é algum comentário sobre a disponibilidade de blocos. Encontrei esse site: http://www.arq-e-tec.com/2010/01/blocos-...
-
Uma das grandes dificuldades que salta aos olhos de qualquer projetista, seja ele bom ou ruim é a habilidade em trabalhar as escalas dentro...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS