Translate

PROJETO #25: Acessibilidade na lei

Acabo de saber que a queridinha das regras de projeto é lei sim

ABNT NBR 9050:2015 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos

Não sei se é de conhecimento de todos que Normas ABNT não tem força de lei, mas por serem elaboradas pelos melhores especialistas na área, ela remete as melhores práticas para o quesito em questão, e sendo assim dificilmente alguém se nega a seguir a essa normas.

MAS VAI QUE

Resultado de imagem para erro acessibilidade Resultado de imagem para erro acessibilidade Resultado de imagem para erro acessibilidade Resultado de imagem para erro acessibilidade Resultado de imagem para fail acessibilidade Imagem relacionada Resultado de imagem para fail acessibilidade Resultado de imagem para fail acessibilidade  Resultado de imagem para fail acessibilidade


Sendo assim, como lei não será mais possível fugir das normas para a acessibilidade.

Segue o histórico de legislação, mas caso tenha esquecido de algum, complementem nos comentários



Art. 1º Ficam estabelecidas normas gerais que asseguram o pleno exercício dos direitos individuais e sociais das pessoas portadoras de deficiências, e sua efetiva integração social, nos termos desta Lei.

Art. 1o  As pessoas com deficiência, os idosos com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos, as gestantes, as lactantes, as pessoas com crianças de colo e os obesos terão atendimento prioritário, nos termos desta Lei. 

Art. 1o Esta Lei estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, mediante a supressão de barreiras e de obstáculos nas vias e espaços públicos, no mobiliário urbano, na construção e reforma de edifícios e nos meios de transporte e de comunicação.

Art. 2o  Ficam sujeitos ao cumprimento das disposições deste Decreto, sempre que houver interação com a matéria nele regulamentada:
I - a aprovação de projeto de natureza arquitetônica e urbanística, de comunicação e informação, de transporte coletivo, bem como a execução de qualquer tipo de obra, quando tenham destinação pública ou coletiva;
II - a outorga de concessão, permissão, autorização ou habilitação de qualquer natureza;
III - a aprovação de financiamento de projetos com a utilização de recursos públicos, dentre eles os projetos de natureza arquitetônica e urbanística, os tocantes à comunicação e informação e os referentes ao transporte coletivo, por meio de qualquer instrumento, tais como convênio, acordo, ajuste, contrato ou similar; e
IV - a concessão de aval da União na obtenção de empréstimos e financiamentos internacionais por entes públicos ou privados.

Art. 1o  A Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e seu Protocolo Facultativo, apensos por cópia ao presente Decreto, serão executados e cumpridos tão inteiramente como neles se contém. 

Art. 1o  É instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência), destinada a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania.

Art. 1º  A concepção e a implementação dos projetos arquitetônicos de hotéis, pousadas e estruturas similares deverão atender aos princípios do desenho universal e ter como referências básicas as normas técnicas de acessibilidade da Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT, a legislação específica e as disposições deste Decreto, especialmente quanto aos Anexos I, II e III.


CADFREELA #53: Mente sã corpo são

Como ser humano todos nós temos necessidades fisiológicas, como comer, fazer nossa higienes, dormir, ..., e como freelancer somos trabalhadores como outros trabalhadores quaisquer, então precisamos de descanso, de dias de folga, de tempo para fazer coisas pessoais, viagens de férias entre outras coisas que o que ganhamos com o nosso trabalho deve nos proporcionar.

Como freelancer as regras sobre o nosso tempo de trabalho muitas vezes não depende do nosso querer, mas vale tomar cuidado, da mesma maneira a saúde também cobra seu preço.

GANHAR DINHEIRO


Resultado de imagem para ganhar dinheiroO tempo do freelancer é valioso, cada segundo desperdiçado pode ser u prejuízo no fim do mês, afinal cada mês é uma surpresa, tipo naquela semana que você está super disposto pra trabalhar não  aparece nenhum trabalho para fazer, aí quando você descuida um pouquinho e pega aquela gripe, ou tinha marcado uma consulta médica pra acompanhar a saúde aparece um monte de gente querendo serviço pra ontem.

PORQUE NÃO LIGARAM ONTEM ENTÃO?

Normalmente a procura por freelancer é inversamente proporcional ao tempo que falta para o prazo de entrega, e o freelancer tem muitas vezes a incrível capacidade de agilizar o trabalho a tempo de entregar, porque, sem desmerecer, mas um empregado normal acaba, por outras situações da empresa, como atender telefone, servir café, ou responder emails, não conseguindo realizar o trabalho dentro do prazo.

DESCANSO REMUNERADO


Resultado de imagem para descanso remuneradoVale considerar quanto tempo disponível de trabalho se tem por mês, para saber quanto de tempo se está ocioso e se os dias que seriam de descanso estão sendo compensados. Tipo em 30 dias você deve trabalhar 20 dias e 10 de descanso, sendo assim cada dia custará de trabalho lhe custará $1,5 pois $0,5 é para compensar os dias de descanso que não trabalhará, e se caso trabalhe menos que os 20 dias tenha em mente que está no prejuízo, ou estime uma porcentagem a mais por dia para dias ociosos, tipo o dia custando $1,6




FÉRIAS

Resultado de imagem para descanso remuneradoTirar férias de vez em quando é muito bom, viajar, ou aproveitar uns dias pra resolver algo particular que pode levar um tempo, como uma cirurgia, ou reforma em casa, um casamento, ou nascimento de filho, coisas que necessitem de dedicação exclusiva sua, e no caso de ser freelancer, não há necessidade de ser exatamente 30 dias, pode ser uma semana, ou alguns meses. Mas se puder ser algo planejado ou como uma possibilidade de acontecer, vale a pena considerar nos seus custos.

CHUVAS


Resultado de imagem para trabalho chuvaBem para quem trabalha desenhando num computador, não faz muito sentindo se preocupar com chuva, a não ser que a sua casa toda vez que chova acabe a luz, mas considerando o ramos de projetos oscilando inversamente com as obras, vale lembrar que muitas vezes há a temporada de projetos e a temporada de obras, cada profissional vai saber com o tempo essa oscilação ou vai calibrando essa oscilação, por exemplo, fim de ano muita gente quer arrumar a casa, ou começo de ano o pessoal está preocupado em pagar contas não em construir, meio do ano é um período mais seco, portanto os projetos virão antes de chegar o meio  do ano tipo abril, mas isso não é uma regra, é só  um alerta para saber que oras estará preocupado em entregas e prazos e horas estará preocupado em buscar serviço.

IMPREVISTOS


Resultado de imagem para imprevistoConforme a gente vai trabalhando a gente acaba passando por imprevistos, que muitas vezes não nos preparamos para passar ilesos, como doenças, falta de luz, quebra de equipamentos, orçamentos não fechados, situações familiares que depende exclusivamente de nós, necessidade de adquirir algum equipamento ou serviço para auxiliar no trabalho que não estava calculado. Nunca saberemos o quanto estamos preparados para esses imprevistos, pois dependendo de nosso controle financeiro, podemos acabar em armadilhas de gastar mais do que o necessário ou estar cobrando menos do que custamos.

PLANO DE SAÚDE

Resultado de imagem para trabalho periodicoA saúde é uma caixinha de surpresas, muitos comem bem, praticam esportes, não tem excessos ou hábitos nocivos, mas um descuido simples e pronto caímos de cama, e nessas um freelancer sem os benefícios de um empregado precisa pensar e criar seus próprios benefícios, e para isso vale apelar para todas as opções possíveis, afinal como não se tem um salário certo todo mês muitas vezes não é possível manter parcelas fixa de planos de saúde, ou de outros benefícios mensais, mas saber um valor mínimo de custo de vida, para se saber se é possível manter esse custo ou não, assim despesas mensais podem ser planejadas, como contas da casa, plano de saúde, escola dos filhos e coisas do tipo, sendo assim se tiver como contar com a renda e benefícios de outras pessoas da família que tem um emprego com benefícios estendíveis aos membros da família, fica menos perigoso a vida de freelancer.

COLABORADORES


Resultado de imagem para colaboradoresComo freelancer trabalho nunca é certo, e salário no fim do mês menos ainda, portanto essa é uma questão que venho refletindo há um tempo, a de criar uma rede de colaboradores, pois não sei se isso aumenta o custo, ou se aumenta os ganhos, mas há épocas que chove trabalho e parece lei de Murphy, pois é nessa hora que você fica doente, ou acaba a luz na sua casa, de repente uma rede de colaboradores possa te salvar e segurar um cliente que pode se fidelizar com você, ou pode ser também que amplie a quantidade de serviços, mas qual a melhor forma de formar essa rede é a questão.




PARCEIROS / CLIENTES


Resultado de imagem para parceriaTrabalho em parceria com arquitetos e engenheiros, prestando serviços a eles, ou seja eles são meus clientes, mas por fazer um serviço que muitas vezes pode sera porta de entrada dos trabalhos deles acho que  o nome parceiro  é muito melhor, ou seja, eles me pagam, mas ofereço o melhor serviço que poder fazer. E nessa parceria acaba surgindo um sistema de confiança e ajuda mútua, pois os dois precisam que um trabalho seja feito, e que o cliente final compre.


FAMÍLIA


Resultado de imagem para familia freelancerUm freelancer precisa dar muito valor a sua família, pois esses são o seus maior benefício, eles que pode lhe ajudar nas dificuldades e te apoiar nos momentos de muito trabalho, afinal muitos freelancer trabalham em casa, o que pode fazer de um dos parentes de telefonista, copeiros, restaurante do almoço, recepcionista, ou seja, melhor considerar nos seus custos de folha de pagamento a sua família, nem que sempre dê bons presentes nos aniversários e nas datas especiais.





UM FREELANCER MUITAS VEZES PODE IR DE DESOCUPADO A DONO DE EMPRESA EM POUCOS MINUTOS, ENTÃO ESTEJA PREPARADO PARA ESSA OSCILAÇÃO.


ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

PROJETO #24: Projeto x Obra

Dia 8 de março é o dia da Mulher, e se fala muito da desvalorização da Mulher e tal.

Então comparativamente venho aqui falar da desvalorização do projeto.
Muitas obras ou produtos finais são idealizados no projeto, ou seja, aquele tempo que você acha que não vê nada sendo feito, tipo um terreno vazio parado, ou uma fábrica que não está fabricando um objeto, é por que em algum lugar tem alguém projetando.

Antes de mais nada vamos definir o que é um projeto.
É um plano que está sendo desenvolvido para se executar algo, neste plano pode ser escrito, desenhado, pesquisado, planejado, testado, ou seja, antes de iniciar uma obra, para se evitar erros, ou executar algo que não funciona, ou não será viável, são feitos estudos e pesquisas antes, dependendo do objeto a ser lançado, esse projeto pode demorar anos, principalmente se não existir nada semelhante para servir de modelo ou referência.

REFERÊNCIAS

Resultado de imagem para tipos de casaPara se projetar um prédio, o arquiteto, o engenheiro, ou mesmo um pedreiro, leva em conta alguma referência, que pode ser de revistas, livros, projetos anteriores, e até mesmo as características do cliente.


Etapas:

1- Conhecer o objetivo a ser executado: uma casa, armário da cozinha, a decoração da sala, uma instalação de home theater, um sistema de ar condicionado

2- Ideias: Fazer uma coleção na cabeça para dar ideia de opções para atender o objetivo: tipos de casa para cidade, modelos de armário de cozinha, modelos de sofás e tapetes, tipos de aparelhos do home theater, modelos e sistema de ar condicionado.



PESQUISA

Além de ter ideias maravilhosas quem desenvolverá o produto precisa fazer uma pesquisa de possibilidades e adequações.


Resultado de imagem para home theaterEtapas:

1- Legislação ou Normas: Para se projetar, muitas vezes existem normas a serem seguidas, como dimensões mínimas para um banheiro, tipo de ar condicionado para climatizar um ambiente grande, dimensões ergonômicas de um armário e outras regras para cada produto.

2- Materiais e Equipamentos: Cada objeto para ser construído é feito de um material, como um armário que pode ser feito de madeira, ou us sofá que tem tipos de tecido, ou um home theater que tem alguns equipamentos necessários

COMPATIBILIZAÇÃO

Quando um cliente quer um produto personalizado, ou mesmo quando vai numa loja comprar algo pronto, precisa escolher algo que atenda alguns requisitos

Resultado de imagem para instalação de ar condicionado erradoEtapas:

1- Tamanho: Se for uma decoração os móveis precisam caber dentro da sala, se for uma armário ele tem que além de caber na cozinha, precisa caber os utensílios que vão ser guardados nele, se for uma casa, ela precisa caber no terreno e ter ambientes que caibam a vida do cliente, para instalar um home theater ou um ar condicionado, há necessidade de fazer caber o equipamentos e as instalações necessárias.

2- Obstáculos: Muitas vezes aquela referencia maravilhosa da revista, não será possível ser reproduzida igualzinho, não somente por não caber, mas por conta de empecilhos, como não será possível quebra uma parede, ou retirar um pilar, ou arrancar uma janela, ou a legislação num determinado bairro não permite, ou a instalação não pode passar por dentro da parede, e por aí vai.

3- Ajustes: Para atender ao máximo possível dos projeto dos sonhos, a habilidade em substituir por produtos similares, realizar mecanismos de encaixe ou disfarce, são essenciais, assim um sistema de home theater pode ser disfarçado por forro ou um armário, um armário pode ser mais útil do que somente guardar objetos, um casa pode ser feita de maneira mais segura ou mais arejada ou mais iluminada.

APROVAÇÃO

Intermediando todo o processo do projeto, existem as aprovações das etapas conformem vão sendo avançadas


Resultado de imagem para aprovacao de projetoEtapas 

1- Cliente: Aquele quem banca o projeto, precisa  aprovar todas as etapas, afinal ele além de estar pagando é o maior interessado.

2- Órgãos legais: Nós vivemos em sociedade e sendo assim temos que seguir algumas regras, então registrar os projetos para aprovações legais faz parte do processo de projeto, como as casas que precisam de aprovação na prefeitura, por fazerem parte de uma cidade, instalações que precisam de aprovação nos bombeiros por conta de perigos de incêndio ou sobrecarga no sistema de energia, decoração que precisa de aprovação no condomínio por regras de barulho ou na  estrutura do edifício, e muitas vezes essa etapa não tem previsão de tempo, pois depende da burocracia do órgão examinador, o que pode gerar problemas de relacionamento com o cliente.

PÓS OBRA

Depois de passado a etapa de projeto e em fim o objeto ou obra estiver concluída, não ache que o projeto irá pro lixo, muito pelo contrário, vale guardá-lo, e até mesmo revisá-lo


Resultado de imagem para correcaoEtapas:

1- Revisão: vale revisar se o projeto foi totalmente atendido, para saber se não faltou nada, se algo foi modificado para melhorar o projeto ou para prejudicar o projeto, inclusive durante a execução do objeto, vale atenção ao projeto, pois ele é o manual de instruções, não  que ele seja perfeito, mas até para anotar possíveis falhas que deixou passar.

2- AS BUILT: O termo em inglês para o projeto de como ficou construído, como muito objetos posteriormente poderá ser necessário reformas ou adequações para novas necessidades, vale lembrar que fazer um AS BUILT, é muito importante, afinal pode ser que uma instalação que deveria passar por uma parede ou numa determinada altura teve que ser desviada por algo não previsto em projeto, e numa reforma ou necessidade de instalar algo por cima, é necessário saber onde exatamente está se passando uma instalação para não furar um cano por exemplo com a colocação de um quadro, ou um armário que precisou ser modificado para instalar um novo equipamento, e precisou ser instalado uma tomada.

EXPERIENCIA

Contratar um bom profissional também pode sr a diferença entre um bom projeto e um retrabalho

Resultado de imagem para erros de projetoEtapas:


1- Especialista: muitas vezes para se comprar um produto você vai numa loja especializada naquele item, pois terá maiores opções e esclarecimento do seu funcionamento, e não levará um produto que não se encaixe nas suas necessidades

2- Formação: para determinados projetos é necessário um conhecimento específico, pois os projetos exigem calculo ou conhecimentos muitos específicos, que um leigo poderá até das sorte de fazer igual, mas vai acabar gastando mais tempo e dinheiro para executar, só que pelo amadorismo não conseguirá visualizar o tamanho do prejuízo, e até os malefícios de um projeto mal feito, como incêndios, ou objetos que em pouco tempo se quebram ou estragam.



VALORIZE O PROJETO ELE PODE SER A DIFERENÇA ENTRE UMA OBRA BEM FEITA PARA UMA OBRA SUPERFATURADA.


CADFREELA #52: RT ou BDI, é pra mim?

Talvez quem já trabalha na área já há algum tempo, nunca se deparou com esses termos
- RT = Reserva Técnica
- BDI = Bonificação e Despesas Indiretas
- Open Door
Entre outros

Resultado de imagem para lucro














Mas acredito que todos de alguma forma tem utilizado de mecanismos de reserva para o futuro.
Mas isso não pode ser comparado com superfaturamento, ou cobrar um preço abusivo.

No ramo dos serviços onde você paga pela utilização do conhecimento de alguém
- consulta médica
- atendimento de advogado
- consultoria
- aulas de algum assunto
- conserto de roupa
O produto é muitas vezes imaterial, e sendo assim fica difícil de precificar.

Mas um produto também é precificado:
Uma calça jeans custa, por exemplo, $100, desses uma parte é do tecido, outra dos botoes e aviamentos, outra da costureira que pegou esse material e fez a peça.
Mas, normalmente ninguém quando compra uma calça jeans pensa que está embutido é a parte dos custos de se manter uma loja aberta, como o custo de manter a loja, o salário do vendedor, a fábrica que abastece a loja, ....., além do lucro que a  pessoa que te vendeu poderá ter.


Resultado de imagem para pagar para trabalharPensando como pessoa que só quer saber de pagar barato, que se dane até a costureira, afinal essa calça custa metade ou até mesmo todo o meu salário, então vou naquela loja que o produto é mais barato. Cada um tem o direito de fazer o que quiser com o seu dinheiro que também não deve ter sido fácil de ganhar, afinal se foi, talvez você esteja no assunto a seguir.

Sei que muitas empresas lucram enfiando a faca em seus clientes, só que esse enfiar a faca não garantem que essa empresa não esteja no prejuízo.




REGRA DO VEZES 3
Digamos que você compre um armário de uma marcenaria, não numa loja de móveis, esse marceneiro cobrará $900, desses $300 ele gastou com a madeira, sendo assim ele multiplicou por 3 o valor do material, onde sobraria $600, desses $300 seria pela mão de obra e o restante o seu lucro.

Resultado de imagem para pagar para trabalharÉ uma regra simples e de fácil aplicação, e não parece ser algo muito abusivo, e o cliente nem precisa saber onde será aplicado esse dinheiro se ele tiver o armário dele.


Mas essa regra é simples demais, talvez para o marceneiro não tenha problema, ele é uma pessoa simples e sempre tem serviço, mas se esse marceneiro começar a querer expandir, talvez esse lucro não esteja sendo muito bem planejado, e pode ser que ele sem perceber esteja pagando para trabalhar.

RESERVA TÉCNICA
Resultado de imagem para reserva técnicaEssa é Reserva Técnica é um acordo de cavalheiros, praticamente uma espécie de gorjeta, nem saberia dizer se é algo errado ou não, pois as opiniões  de dividem.
Na minha visão é errada, pois ela cria maus hábitos nas atividades comerciais, e desvalorizam os prestadores de serviços de modo geral.
Funciona assim, o comércio vive de comprar produtos para revender, e pagam gorjetas para que divulgar seus produtos, e essa divulgação acaba interferindo na prestação de serviços se essa pessoa que recebe a gorjeta for um prestador de serviços influente, por exemplo médico que receita um determinado laboratório (sim tenho pé atrás com os médicos)

No caso da construção civil, onde o arquiteto, engenheiro ou pedreiro só quer comprar em uma determinada loja, que pode ser uma boa loja, mas pode não ser. Pior quando ele oferece algumas etapas ou partes do serviço de graça, pois assim desvaloriza essa etapa, mas na verdade de alguma maneira essa etapa será paga, mas não diretamente. Assim se criam maus hábitos e um ar de desconfiança na profissão.



BDI (Bonificação e Despesas Indiretas)
Quando conheci essa sigla fiquei super feliz afinal é algo sério, mas é tão sério, que nesse país não é todo mundo que sabe disso.
Significa Bonificação e Despesas Indiretas, ela funciona no sistema de porcentagem semelhante com a regra do vezes 3, mas ele é calculada, ou seja, o prestador de serviço tem uma consciência maior de quanto custa para oferecer os seus serviços, e isso não é uma gorjeta, nem uma falsa ilusão de lucro.

Imagem relacionadaEla não é facilmente calculada, e talvez não tenha procurado muito, mas cada empresa tem que montar o seu próprio cálculo, não existe uma receita de bolo, no máximo umas sugestões de como fazer.

1- Anote num papel todos os seus gastos com a empresa, desde pegar quanto gastou com luz esse mês até quanto gastou com o cafezinho, numa planilha mais organizada possível
2- Separe nesta planilha o que gastou diretamente para fazer o seu produto, como materiais, mão de obra ou tempo gasto fazendo o produto no autoCAD.
3- Separe também gastos que incidam sobre o preço final, como imposto
4- Os gastos que não tem haver como o produto a ser vendido, como o café que você tomou pra ficar acordado para acabar, a luz que você paga pra ligar o seu computador, a ida para ir conversar com o cliente para saber o que ele quer, serão os gastos indiretos.
5- Cada produto diferente ou feito em épocas diferentes terá que ser feito essa planilha, afinal cada produto terá gastos diferenciados, tanto os diretos como os indiretos.
6- Defina um lucro, que pode ser estimado, por exemplo uma margem de segurança para algum mês que houver pouco serviço, ou para garantir uma futura expansão planejada.
7- Sendo assim você tem o BDI que será a soma dos custos indiretos e o lucro.

Assim você não engana ninguém e justifica o seu preço honestamente, e pode também ter uma consciencia de estar cobrando um preço justo, ou um preço abusivo por estar gastando mais do que precisa ou cobrando a mais desnecessariamente, ou pagando para trabalhar, pois esqueceu de incluir o pacote de café, ou as noites sem dormir.

Resultado de imagem para pagar para trabalhar



ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

PROJETO #23: Que a força esteja bem calculada

Resultado de imagem para QUE A FORÇA ESTEJA


A engenharia é o estudo de materialização dos projetos, e mestre Yoda tem razão a dizer que a força esteja com você, afinal como fazer para que se alcance vãos e alturas das construções sem uma mágica de forças que está atuando nos materiais componentes das construções.

Vale lembrar que ao se elaborar um projeto, o profissional, se utiliza de uma gama de conhecimento que e ferramentas que dificilmente será visto numa folha de papel. Afinal muitas vezes a ideia é essa mesma que a construção se sustente como mágica.

Resultado de imagem para masp Resultado de imagem para ponte de vidro

Mas o que interessa aqui é que para conhecer essa mágica é necessário uma conhecimento bastante amplo, de materiais, de geometria, de matemática.

E como um blog de desenho friso na geometria.

A forma dos materiais e ou das disposições desses para juntos comporem uma construção é bastante importante, e muitas vezes é a partir dessa geometria que se utiliza para calcular as forças atuantes, forças de peso, de resistência do material, de melhor formato para suportar essas cargas.

Resultado de imagem para kit mola estrutural Resultado de imagem para kit mola estrutural
Resultado de imagem para yopanan rebello Resultado de imagem para sistemas estruturais

A geometria entra como mecanismos de dados para calcular, como formar maiores provavelmente conseguiram aguentar maiores pesos, assim como formas mais magrinhas aguentaram pouco peso. Formas redondas suporta um carga de uma maneira, assim como um forma quadrada suporte de outra.

Resultado de imagem para cargas estruturais
Vale prestar atenção nas forma dos projetos, ela pode ser um sinal se a mágica está funcionando.
E cuidado para não quebrar o encantamento.

Resultado de imagem para torre de pizza Resultado de imagem para predio tortos de santos


CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...