De modo geral todos que moram nessas regiões, sabe que isso proporcionam uma economia de energia, pois o sol costuma se por por volta das 8 da noite, sendo assim a necessidade de acender a luz durante o dia é menor, por estar maior tempo em exposição do sol.
Bem mas o que interessa saber disso num blog de desenho?
Pra quem se lembra deve saber que o Planeta Terra dá uma volta ao redor do sol, uma vez por ano, e essa volta tem um formato de elipse, e que o planeta tem um eixo inclinado.
Bem pra sabermos tudo isso nos tempos de hoje, alguém lá na história ficou pesquisando sobre os planetas, sobre quem girava em torne do quem e tudo mais.
História
A primeira teoria com prestígio universal a propor o Sol como centro do sistema solar é o heliocentrismo, proposto por Nicolau Copérnico na sua publicação De revolutionibus orbium coelestium de 1543. A teoria heliocêntrica tomou o lugar do modelo geocêntrico proposto por volta do ano 150 por Ptolomeu; que por mais de milênio vigorou soberano no intuito de explicar o movimento retrógrado dos planetas observados da Terra, entre outros por ter sido incorporado aos dogmas e defendido pela Igreja Católica. O modelo heliocêntrico, que passou a vigorar já na geração seguinte à Galileu e seu julgamento, resolve esta questão de forma mais simples e fisicamente mais realista - sem considerar os epiciclos e deferentes do modelo ultrapassado - argumentando que o movimento complexo dos demais planetas quando observados da Terra é apenas aparente aos observadores e não resultante das órbitas dos planetas em si.
E nesses estudo todos chega a nós as cartas solares, que são mapas da projeção solar na Terra conforme a sua latitude, e as estações do ano.
LATITUDE 0° - LINHA DO EQUADOR
A linha do Equador tem uma mancha de projeção solar simétrica, ou seja, com 12 horas de dia, para 12 horas de noite, de 6hs da manhã a 6hs da tarde. Sendo nos equinócios de outono e primavera ao meio dia ele está exatamente no seu pico máximo e nos solstícios de verão e inverno ele tem uma inclinação, ao norte ou ao sul, no hemisfério sul, no verão ele está para ao sul e no inverno mais ao norte.
No caso dos estados mais ao norte do Brasil, e próximo da linha do Equador, o horário de verão não tem muita diferença pelo dia ser mais simétrico, diferente dos estados mais ao sul e próximos por exemplo do trópico de capricórnio.
LATITUDE 24° SUL - TROPICO DE CAPRICÓRNIO (TRÓPICO DE CÂNCER - NORTE)
Na latitude que seria próxima da região sudeste e sul do país, a projeção do sol não é simétrica, mas vale considerar que os Equinócios são sempre iguais em quaisquer carta solar, que seriam as linhas medianas da carta, onde os dias e as noites tem 12 horas de duração.
Mas no inverno está a linha mais ao norte da carta, que tem uma duração de dia aproximadamente 2 a 3 horas menor, e no verão o inverso, sendo no hemisfério sul a insolação toda mais ao norte (hemisfério norte ao sul), portanto a escolha de colocar as janelas mais voltadas para o norte, e no verão o sol a pino do meio dia no solstício de verão e uma insolação mais ao sul (sudeste de manhã e sudoeste a tarde.
Sendo assim próximo aos polos teríamos os extremos.
LATITUDE 60° SUL
Seria aquelas histórias de que ouvimos que o dia tem 24 horas no verão e a noite tem 24 horas no inverno.
Sendo assim inventaram o horário de verão para dar a sensação de aumentar um hora a mais nesses dias de verão, assim além da própria natureza se encarregar disso, onde essas variações se dão pela inclinação da Terra e a posição que se encontra na translação ao redor do sol.
E para quem for fazer os seus projetos e que o sol seja um elemento importante, como insolação na piscina, essas cartas são de grande importância, para calcular não somente quanto a edificação fará sombra durante o dia, mas calcular essa sombra pra o ano inteiro, permitindo o maior aproveitamento de sua piscina durante o ano, o que explica tantas piscinas vazias por excesso de sombra.
E agora estamos de volta ao horário normal, e acabando o Carnaval, iniciamos o ano de fato, Feliz Ano Novo.
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS