13º Seminário Internacional 2018 Escola da Cidade / SESC SP
Como vi tarde demais o evento não tive como assistir a palestra de abertura que seria no SESC, mas aproveitei para curtir o SESC Pompéia que é um lugar peculiar.
Já tive a oportunidade de vivenciar o SESC Pompéia desde pequena, depois por conta do curso de arquitetura e é um lugar tão legal, que vale a pena ir lá vez ou outra pra recarregar as energias.
Nessa minha visita tive mais uma chance de ver o Paulinho (Paulo Mendes da Rocha), o nosso melhor arquiteto brasileiro do momento, acredito. Vale lembrar que um dos últimos SESC's inaugurados é de sua autoria, o SESC 24 de Maio.
Chegar proximo ao SESC já é curioso, afinal a calçada já dá uma pista que que está se chegando no SESC.
Uma reforma de galpoes de fábricas antigas, onde uma das caracteristicas e a atuaçao dos proprios operarios da obra na obra, caracteristica de Lina Bo Bardi, que provavelmente inspirou muita arte, e transformou alguns galpões numa obra de arte. Cada pedacinho tem algun design ou toque de arte, para qualquer lugar que se olha tem algo interessante e especial.
Lina Bo Bardi
Sesc Pompeia
O Sesc Pompeia é um centro de cultura e lazer localizado na Vila Pompeia, zona oeste da cidade de São Paulo, Brasil, que reúne teatros, quadras esportivas, piscina, lanchonete, restaurante, espaços de exposições, choperia, oficinas, área de leitura e internet livre, entre outros serviços. Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1977. Sua inauguração, em 1982, contou com apresentações de bandas da cena punk de São Paulo na época, como Inocentes, Ratos de Porão, Cólera e Olho Seco.
Artesanato
Os Galpoes de artesanatos e oficinas são um dos lugares que vale a pena fazer um curso para vivenciar, tem um gama de habilidades que podes ser desenvolvidas
Refeitório
O refeitório é um espaço multiuso, de almoçar e badalar, que que almoço foi essa aproximadamente 20 reais e além de comer peguei um doce e um suco, por isso que está sempre com fila, e é um lugar de fazer amizades, afinal não há mesas individuais, ou seja, se quiser almoçar terá que em algum momento interagir com quem estiver por lá almoçando, o que é um exercício de viver em sociedade, coisas que o estilo arquitetônico do SESC propicia e muito.
Teatro de Arena
Até onde se sabe de teatros o palco fica numa ponta e a platéia na outra ponta, mas o teatro do SESC coloca o palco numa situação central, onde a plateia rodeia o palco, tipo de espaço não muito comum e que pode dar um nó em quem entra, tive a oportunidade de assistir um show com as duas alas do teatro aberta é algo bastante diferente.
Edifício Poliesportivo
A parte construída do SESC, que abriga as quadras e salas de ginástica. A arquitetura brutalista é a amarca registrada dessa construção, com o concreto a mostra, e para deixar ainda mais marcado se exagera nas marcas construtivas, com um toque de arte para a configuração dos janelões das quadras.
Mobiliário
Um dos destaque está no mobiliário, que são criados justamente para o SESC, como marca padrão, tanto que os demais SESC's seguem propostas similares. O banco de madeira com o encaixe da coluna é o mais icônico, estando presente na arquibancada do teatro.
Córrego Água Preta
Vale destacar o deck de madeira onde dificilmente não encontrará alguém desfrutando do sol de roupa de banho, onde logo abaixo do deck passa um córrego que foi integrado no projeto de maneira bastante interessante. Tão interessante que foi instalado dentro do Galpão de Exposições e Biblioteca.
Mas essa postagem aqui é só pra dar um gostinho querer visitar ou revisitar esse espaço, que não sei se tem outro igual no mundo.