Translate

PROJETO #22: SESC Pompéia e a Arquitetura

Esse último sábado fui ao SESC Pompéia por conta desse evento no fabebook
13º Seminário Internacional 2018 Escola da Cidade / SESC SP

Como vi tarde demais o evento não tive como assistir a palestra de abertura que seria no SESC, mas aproveitei para curtir o SESC Pompéia que é um lugar peculiar.

Já tive a oportunidade de vivenciar o SESC Pompéia desde pequena, depois por conta do curso de arquitetura e é um lugar tão legal, que vale a pena ir lá vez ou outra pra recarregar as energias.

Nessa minha visita tive mais uma chance de ver o Paulinho (Paulo Mendes da Rocha), o nosso melhor arquiteto brasileiro do momento, acredito. Vale lembrar que um dos últimos SESC's inaugurados é de sua autoria, o SESC 24 de Maio.


Resultado de imagem para sesc pompeia
Chegar proximo ao SESC já é curioso, afinal a calçada já dá uma pista que que está se chegando no SESC.

Uma reforma de galpoes de fábricas antigas, onde uma das caracteristicas e a atuaçao dos proprios operarios da obra na obra, caracteristica de Lina Bo Bardi, que provavelmente inspirou muita arte, e transformou alguns galpões numa obra de arte. Cada pedacinho tem algun design ou toque de arte, para qualquer lugar que se olha tem algo interessante e especial.

Lina Bo Bardi

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Achillina Bo, mais conhecida como Lina Bo Bardi, (Roma5 de dezembro de 1914 — São Paulo20 de março de 1992) foi uma arquiteta modernista ítalo-brasileira. Foi casada com o crítico de arte Pietro Maria Bardi e é conhecida por ter projetado o Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Sesc Pompeia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sesc Pompeia é um centro de cultura e lazer localizado na Vila Pompeia, zona oeste da cidade de São PauloBrasil, que reúne teatrosquadras esportivaspiscinalanchoneterestaurante, espaços de exposiçõeschoperiaoficinas, área de leitura e internet livre, entre outros serviços. Seu projeto arquitetônico foi desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi em 1977. Sua inauguração, em 1982, contou com apresentações de bandas da cena punk de São Paulo na época, como InocentesRatos de PorãoCólera e Olho Seco.


Artesanato
Resultado de imagem para sesc pompeia artesanato Imagem relacionada
Resultado de imagem para sesc pompeia comedoria
Os Galpoes de artesanatos e oficinas são um dos lugares que vale a pena fazer um curso para vivenciar, tem um gama de habilidades que podes ser desenvolvidas








Refeitório

Resultado de imagem para sesc pompeia almoco  Imagem relacionada

Resultado de imagem para sesc pompeia restaurante
O refeitório é um espaço multiuso, de almoçar e badalar, que que almoço foi essa aproximadamente 20 reais e além de comer peguei um doce e um suco, por isso que está sempre com fila, e é um lugar de fazer amizades, afinal não há mesas individuais, ou seja, se quiser almoçar terá que em algum momento interagir com quem estiver por lá almoçando, o que é um exercício de viver em sociedade, coisas que o estilo arquitetônico do SESC propicia e muito.

Teatro de Arena

Resultado de imagem para sesc pompeia teatroAté onde se sabe de teatros o palco fica numa ponta e a platéia na outra ponta, mas o teatro do SESC coloca o palco numa situação central, onde a plateia rodeia o palco, tipo de espaço não muito comum e que pode dar um nó em quem entra, tive a oportunidade de assistir um show com as duas alas do teatro aberta é algo bastante diferente.

 Resultado de imagem para sesc pompeia teatro Resultado de imagem para sesc pompeia teatro

Edifício Poliesportivo

A parte construída do SESC, que abriga as quadras e salas de ginástica. A arquitetura brutalista é a amarca registrada dessa construção, com o concreto a mostra, e para deixar ainda mais marcado se exagera nas marcas construtivas, com um toque de arte para a configuração dos janelões das quadras.

Resultado de imagem para sesc pompeia edificio   Imagem relacionada

Mobiliário

Resultado de imagem para sesc pompeia mobiliárioUm dos destaque está no mobiliário, que são criados justamente para o SESC, como marca padrão, tanto que os demais SESC's seguem propostas similares. O banco de madeira com o encaixe da coluna é o mais icônico, estando presente na arquibancada do teatro.

  Resultado de imagem para sesc pompeia mobiliário Resultado de imagem para sesc pompeia mobiliário

Córrego Água Preta

Vale destacar o deck de madeira onde dificilmente não encontrará alguém desfrutando do sol de roupa de banho, onde logo abaixo do deck passa um córrego que foi integrado no projeto de maneira  bastante interessante. Tão interessante que foi instalado dentro do  Galpão de Exposições e Biblioteca.

Resultado de imagem para sesc pompeia corrego agua de prata   Resultado de imagem para sesc pompeia biblioteca Resultado de imagem para sesc pompeia biblioteca Imagem relacionada

Mas essa postagem aqui é só pra dar um gostinho querer visitar ou revisitar esse espaço, que não sei se tem outro igual no mundo.


PROJETO #21: HORÁRIO DE VERÃO

Todo ano na estação do verão, alguns estados brasileiros entram com o horário de verão.
De modo geral todos que moram nessas regiões, sabe que isso proporcionam uma economia de energia, pois o sol costuma se por por volta das 8 da noite, sendo assim a necessidade de acender a luz durante o dia é menor, por estar maior tempo em exposição do sol.

Bem mas o que interessa saber disso num blog de desenho?

Pra quem se lembra deve saber que o Planeta Terra dá uma volta ao redor do sol, uma vez por ano, e essa volta tem um formato de elipse, e que o planeta tem um eixo inclinado.

Imagem relacionada

Bem pra sabermos tudo isso nos tempos de hoje, alguém lá na história ficou pesquisando sobre os planetas, sobre quem girava em torne do quem e tudo mais.


História

A primeira teoria com prestígio universal a propor o Sol como centro do sistema solar é o heliocentrismo, proposto por Nicolau Copérnico na sua publicação De revolutionibus orbium coelestium de 1543. A teoria heliocêntrica tomou o lugar do modelo geocêntrico proposto por volta do ano 150 por Ptolomeu; que por mais de milênio vigorou soberano no intuito de explicar o movimento retrógrado dos planetas observados da Terra, entre outros por ter sido incorporado aos dogmas e defendido pela Igreja Católica. O modelo heliocêntrico, que passou a vigorar já na geração seguinte à Galileu e seu julgamento, resolve esta questão de forma mais simples e fisicamente mais realista - sem considerar os epiciclos e deferentes do modelo ultrapassado - argumentando que o movimento complexo dos demais planetas quando observados da Terra é apenas aparente aos observadores e não resultante das órbitas dos planetas em si.

E nesses estudo todos chega a nós as cartas solares, que são mapas da projeção solar na Terra conforme a sua latitude, e as estações do ano.
LATITUDE 0° - LINHA DO EQUADOR


A linha do Equador tem uma mancha de projeção solar simétrica, ou seja, com 12 horas de dia, para 12 horas de noite, de 6hs da manhã a 6hs da tarde. Sendo nos equinócios de outono e primavera ao meio dia ele está exatamente no seu pico máximo e nos solstícios de verão e inverno ele tem uma inclinação, ao norte ou ao sul, no hemisfério sul, no verão ele está para ao sul e no inverno mais ao norte.
No caso dos estados mais ao norte do Brasil, e próximo da linha do Equador, o horário de verão não tem muita diferença pelo dia ser mais simétrico, diferente dos estados mais ao sul e próximos por exemplo do trópico de capricórnio.

LATITUDE 24° SUL - TROPICO DE CAPRICÓRNIO (TRÓPICO DE CÂNCER - NORTE)

Na latitude que seria próxima da região sudeste e sul do país, a projeção do sol não é simétrica, mas vale considerar que os Equinócios são sempre iguais em quaisquer carta solar, que seriam as linhas medianas da carta, onde os dias e as noites tem 12 horas de duração.
Mas no inverno está a linha mais ao norte da carta, que tem uma duração de dia aproximadamente 2 a 3 horas menor, e no verão o inverso, sendo no hemisfério sul a insolação toda mais ao norte (hemisfério norte ao sul), portanto a escolha de colocar as janelas mais voltadas para o norte, e no verão o sol a pino do meio dia no solstício de verão e uma insolação mais ao sul (sudeste de manhã e sudoeste a tarde.
Sendo assim próximo aos polos teríamos os extremos.

LATITUDE 60° SUL


Seria aquelas histórias de que ouvimos que o dia tem 24 horas no verão e a noite tem 24 horas no inverno.

Sendo assim inventaram o horário de verão para dar a sensação de aumentar um hora a mais nesses dias de verão, assim além da própria natureza se encarregar disso, onde essas variações se dão pela inclinação da Terra e a posição que se encontra na translação ao redor do sol.

E para quem for fazer os seus projetos e que o sol seja um elemento importante, como insolação na piscina, essas cartas são de grande importância, para calcular não somente quanto a edificação fará sombra durante o dia, mas calcular essa sombra pra o ano inteiro, permitindo o maior aproveitamento de sua piscina durante o ano, o que explica tantas piscinas vazias por excesso de sombra.

Imagem relacionada

E agora estamos de volta ao horário normal, e acabando o Carnaval, iniciamos o ano de fato, Feliz Ano Novo.


ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

PROJETO #20: Telhado uma geometria

Sou uma fascinada em geometria desde que tive o primeiro contato na escola.

Sabe aqueles dados de papel? Lembro que tivemos que fazer um na escola, a partir de então fazer caixinhas virou minha brincadeira favorita, enquanto outras crianças da minha idade talvez pedisse aqueles brinquedos prontos das lojas de brinquedos, eu preferia uma cartolina.
Resultado de imagem para dado de papel
E o que as minhas manias infantis tem haver com TELHADOS?
Bem muitos iniciantes na área de projetos, acreditam que aprender autocad, ou comprar os materiais de desenho já seja suficiente, mas ter uma noção de geometria é bastante importante, pois a construção de objetos obedece algumas leis universais.
O TELHADO é um grande modo de ensinar a pensar a geometria, afinal, ela trabalha com planos inclinados, triângulos e encaixes, que te força a pensar os elementos em 3D, em todos os elementos gráficos.


Imagem relacionada

PLANTA

A vista superior do telhado indica a direção das águas e a taxa de inclinação, sendo uma cobertura para as intempéries, a inclinação varia de conforme o tipo de telha, e o que é necessário escoar,
telhas lisas (metálicas, vidro) permitem uma inclinação menor, telhas rugosas, exigem uma inclinação maior por em parte absorver o fluido.

- Taxa de Inclinação (i %): relação da altura (h) sobre a largura (B)


Imagem relacionadaResultado de imagem para inclinação

CORTE

O corte transversal do telhado revela a sua estrutura de sustentação da telha, que define o tipo de estrutura e a quantidade de peças para suportar e prender a telha. Telhas mais leves costumam ser feitas em tamanhos maiores o que demanda uma estrutura mais leve e menos pontos para prende-la, telhas mais pesadas são feitas em peças menores, o que demanda mais estrutura e mais pontos de apoio para fixá-las.

- Fixação: em telhas de barro são conhecidas por ripas, que são presas aos caibros.

Resultado de imagem para ripas

- Estrutura de Suporte: para determinar a inclinação pode utilizar de tesouras ou treliças, que são distanciadas pelas terças ou outras treliças complementares, que será determinada pelo porte da cobertura e o tipo de telha utilizada.

Resultado de imagem para treliça de cobertura Imagem relacionada
Resultado de imagem para treliça de cobertura Resultado de imagem para treliça de cobertura


GEOMETRIA

Uma cobertura pode criar uma efeito estético na construção, além de cumprir a sua função de cobrir, ou mesmo há a necessidade de permitir a entrada de luz, sendo assim projetar uma forma para a cobertura exigirá um esforço diferenciado.

- Materiais: os materiais que compõe a estrutura, como a telha, serão importantes na definição da forma.


Resultado de imagem para arquitetura cobertura Resultado de imagem para arquitetura cobertura
Resultado de imagem para arquitetura cobertura Resultado de imagem para arquitetura cobertura
 Resultado de imagem para rede sarah telhado Resultado de imagem para telhado museu

VALE SEMPRE EXERCITAR UMA VISÃO TRIDIMENSIONAL.


CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...