O que é uma Matrioska:
Matrioska é um brinquedo artesanal e tradicional da Rússia.
Atualmente, as matrioskas representam um dos principais objetos artesanais da cultura russa. A importância das bonecas russas é tão grande que em 2001 foi inaugurado o Museu da Matrioska, em Moscou.
Se não são matrioskas, são coleçoes de caixas e caixinhas que a gente fica babando pra quardar nossas tranqueirinhas.
Um bloguinho cheio de "inhos" afinal só mesmo com diminutivos que a gente aguenta um monte de coisa que a gente guarda, caixinhas de clipes, de brincos, de linhas, de contas pra pagar, de canetas, de remédios, de coisas para o cabelo, lata de mantimentos, caixa de ferramentas, porta guarda-chuva, bolsinha de óculos, carteira, porta moeda, cofrinho, ganhos para chapéus, e bolsas, pasta para documentos, estojo escolar, ........... , e tantas outras coisas.
No Brasil riquíssimo em cultura, tanto que coleciona a cultura dos outros, opções não falta. Há quem chame isso de cultura kitsch, ou cultura brega, numa versão brasileira de um termo alemão.
Kitsch
Kitsch é um termo de origem alemã de significado e aplicação controversos. Usualmente é empregado nos estudos de estética para designar uma categoria de objetos vulgares, baratos, de mau gosto, sentimentais, que copiam referências da cultura erudita sem critério e sem atingirem o nível de qualidade de seus modelos, e que se destinam ao consumo de massa.
E sendo assim conseguimos no Brasil algumas decorações bastante pitorescas, e misturas bastante inusitadas. Imagine objetos de cultura asiática misturadas com culturas européias, por sima de um estilo americano, com pitadas de cultura oceânica e africana, e sei lá, talvez algo inter estrelar para não deixar ninguém de fora.
Não faltam misturas nesse país, cantinas italianas e muitos restaurantes por aí, a cultura geek, vem trazendo mais elementos para compor. Quem nunca viu a mistura que é o Castelo Ratimbum, e as composições do Arquiteto Sig Bergamin
Se você não tem um bom gosto apurado, então não se sinta um peixe fora dágua, provavelmente somos a maioria, vou continuar acreditando nisso.
Então bora comprar caixinhas
- PAPELÃO:
Pode ser daquelas compradas, das que já foram embrulho de presentes ou embrulho de qualquer coisa que a gente comprou, como as nossas amadas caixas de sapato.
- MADEIRA:
Tem caixa pra frutas, caixinhas de MDF pintadas ou não,
- METAL:
Caixas de telinha, enlatados de comida ou doces
- VIDRO
Material de aparência delicada, mas reveladora de seu conteúdo, podendo ser então espelhada
- PLÁSTICO
Essas costumam vir de fábrica, mais fácil lembrar da tupperware da mãe
- E OUTRAS MAIS
Pode ser mistura dos materiais, ou materiais inusitados
Mas por que falar de caixa e cultura Kitsch?
A organização de um ambiente requer muita criatividade, e nada mais criativo que esses dois elementos, que juntos podem formar um gama de composições.
Caixas além de ter uma função de organizar e guardar em seu interior objetos que espalhados, criariam uma grande desordem visual e mental de quem os manuseia, tem a função de decorar.
E Decoração é um tema riquíssimo para se integrar a esse blog, que integra cultura com composição de forma e cor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS