Já postei aqui que trabalhei com o Microstation, uma versão de 1995, pois atualizações de software num orgão público tem suas complicações e mistérios, que não é aqui que vou contar o que consegui descobrir.
Bem após o contato com esse novo software me dei conta como é ser novato em um software de desenho, imagina a pessoa que desenha a mão e de repente começa do zero num computador.
Mas então vale a pena fazer um curso tanto para aprender do zero como para fazer atualização.
Bem o mundo não para de girar e quem fica parado acaba ficando pra trás
Então ficar ligado nas novidades mesmo que pra saber o que está acontecendo é sempre bom
1- NÃO SEI NADA O QUE FAZER
Quando a gente não sabe nadica de nada, a gente precisa de alguém que nos pegue na mão, que nos incentive a das os primeiros passos, nem que seja um ponta pé inicial, afinal até para nascer levamos um tapinha pra começar a chorar.
Maneiras de Começar:
- Cursos Técnicos: acredito que em qualquer lugar há um curso técnico próximo e tem pra todos os gostos, além de ter o contato inicial com a profissão, em pouco tempo já poderá estar oferecendo serviços de desenho
- Faculdade de Tecnologia: atualmente também conhecidos como curso superior de curta duração, que a cada dia estão mais populares e fáceis de encontrar
- Faculdades de Engenharia ou Arquitetura: não é todo mundo que tem condições de ingressar numa faculdade, mas atualmente há cada vez mais oportunidades fazer uma faculdade, mas ela te abrirá portas muitos maiores profissionais.
- Cursos de Desenho: há quem acredite que todo desenhista precisa aprender a desenhar a mão, eu já postei alguma coisa aqui no blog, e eu acredito mais além, que a pessoa precisa saber o que é desenho técnico, e representação gráfica
- Cursos de AutoCAD (ou outros software): Essa por incrível que parece não deve ser a sua primeira opção, se você ainda não teve uma iniciação na linguagem de desenho, pois seu aprendizado não será satisfatório e jogará seu dinheiro fora.
2- JÁ TENHO UMA NOÇÃO DE DESENHO
Independente de onde vem a nossa noção de desenho, disciplina de desenho geométrico no colégio, um parente ou amigo que ensinou, fez algum dos cursos mencionados acima, se você é autodidata e tem facilidade com desenho só de olhar alguém fazer, o que interessa é que você já deu o comando inicial.
Maneiras de Aprimorar:
- Bem provavelmente alguns dos cursos citados acima já serão suficientes
- Mas agora que você já sabe alguma coisa, vale a pena saber e aperfeiçoar a sua técnica e infelizmente talvez não será em cursos que encontrará as melhores práticas, não querendo menosprezar os mestres, mas provavelmente você terá que expandir seus horizontes
- Livros: tenho uma lista de livros de representação gráfica aqui, mas vale a pena folhear livros e revistas para saber mais sobre
- Internet: um campo sem fim de possibilidade
- Colegas de trabalho: cada empresa terá suas artimanhas adquiridas ao longo do tempo, e a cada trabalho você descobrirá uma nova forma de fazer a mesma coisa, ou mais rápido ou melhor
3- VOCÊ SABE DEMAIS
Tem momentos que a gente fica meio orgulhoso e acha que sabe demais, aí vem a atualização do Windows, uma nova ferramenta, e você fica pra trás de novo, pois se esqueceu que o mundo não para.
Maneiras de Não Parar:
- Fique de olho nos que estão aprendendo, afinal o que eles estão aprendendo agora provavelmente seja a última novidade
- Não acredite que você aprendeu tudo e talvez seja hora de começar a aprender coisas do novas do zero, talvez outras ferramentas, expandir os conhecimentos.
- Tanto software novo para ser aprendido
- Tantos nichos novos que provavelmente não foram explorados ainda
- Até mesmo ensinar a outros pode te manter em constante movimento.
Eu acabei descobrindo que não é nem difícil e nem impossível aprender novos programas, até mesmo por que tive que aprender praticamente na base da tentativa e erro, pois o software tem peculiaridades bastante diferentes do AutoCAD, não só nome de comandos diferentes, mas até a forma de clicar para selecionar o objetos de desenho.
Assim como pessoas que trabalham com AutoCAD e tem medo de mudar para o REVIT, que é a moda do momento, pois ele tem uma linguagem diferente do AutoCAD.
"VAI. E, SE DER MEDO, VAI COM MEDO MESMO" (autor desconhecido) |
Daqui a pouco o medo passa e você já tem que procurar por ele de novo.
BOA SORTE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS