Aproveitando a deixa da última semana e percebendo que sem saber como e por que cheguei a 100 postagens nesse blog.
Parece que de alguma maneira esse blog começou a render frutos, tornando essa atividade de CADISTA FREELANCER um pouco menos arriscada e conseguindo render pelo menos um trabalho por mês, mesmo que as vezes se espere até o dia 29 do mês para aparecer.
E esse post queria dedicar não aqueles que estão começando mais aqueles que já estão já algum tempo trabalhando e quebrando a cara assim como eu.
Chega um momento que o STATUS de Freelancer precisa ganhar STATUS de Empresa, nem que seja uma Nanoempresa, de você com você mesmo.
A Administração do serviço lhe faz se tornar uma empresa como todos os setores, mesmo que todos eles sejam concentrados em uma única pessoa, sendo assim acredito ser difícil incluir o DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS na sua nanoempresa.
1- DEPARTAMENTO DE MARKETING
Este é o departamento responsável por divulgar o seu trabalho.
Sabe aqueles cartões perfurados que você imprimi na sua impressora com seu nome e telefone
As fotos e imagens do seu trabalho que você posta no facebook
Um blog tosto que você mal sabe mexer que você vai colocando de qualquer jeito umas fotos com umas decrições toscas.
Para ficar com cara de empresa: PÁGINA NO FACEBOOK, MONTAGEM DE SITE, PERFIL NO LINKEDIN, CARTÃO DE VISITA COM DESIGN, .....
2- DEPARTAMENTO FINANCEIRO
Este departamento é responsável por conrtrolar despesas e lucros
Sabe aquela planilha de excell que você monta com o que ganha e gasta, mas esquece de atualizar ou monta de qualquer jeito.
Aqueles pedaços de papel que você vai anotando o que precisa comprar, mas perde ou chega na loja compra outra coisa que não precisava, tipo uma caneta muito legal, ao invés de um novo mouse, ou um teclado de computador ....
Para ficar com cara de empresa: MONTAR E ATUALIZAR PLANILHAS NO EXCEL, MANTER UM FLUXO DE CAIXA, ESTABELECER METAS DE GASTOS ....
3- DEPARTAMENTO JURÍDICO
Este departamento é responsável por organização a legalidade da empresa
Vamos combinar que essa atividade é um tanto marginal, uma tividade meio de contrato de boca, se alguém te perguntar no que você trabalha você muda de assunto, o imposto que você paga fica por conta de gastos dass despesas com material e suprimento para sua empresa tipo a luz e internet....
Para ficar com cara de empresa: INFELIZMENTE ESSA É UMA COISA QUE TRANSFORMA DE FATO O SERVIÇO FREELANCER EM UMA EMPRESA, ENTÃO ATÉ ONDE PODEMOS ARCAR COM ESSA TRANSPOSIÇÃO....
4- DEPARTAMENTO PESQUISA
Este departamento é responsável pela geração de novos produtos
Sabe aquele curso que você não pode fazer por falta de tempo$, mas foi buscar infomações na internet, ou aquela dica que um colega lhe deu para você fazer para ganhar um troco extra, como um novo software ou aquele dia que você também teve que tirar medidas de um ambiente.....
Para ficar com cara de empressa: RELATÓRIOS, CERTIFICADOS, DOCUMENTAÇÃO,....
5- DEPARTAMENTO DE PRODUTO
Este é departamento é responsável pelo nome da empresa
Se você é cadista freelancer esse é o seu produto desenhat no cad para os outros sem vínculo empregatício, e se possível sem vínculo nenhum com nada e nem ninguém
Sendo assim talvez esse seja o único departamento que realmente existe com uma configuração mais próximo de empresa
Para ficar com mais cara ainda de que é uma empresa: REPRESENTAÇÃO GRÁFICA, PDFS, ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS, ORGANIZAÇÃO DOS ELEMENTOS DE DESENHO (blocos, layers ....)
E A SUA NANOEMPRESA COMO ESTÁ FUNCIONANDO?
Nenhum comentário:
Postar um comentário
ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS