Translate

CADFREELA #32: Moda no Trabalho

Resultado de imagem para MODA NO TRABALHO

Sendo uma pessoal totalmente errada quando se trata de aparência profissional, a todo momento tentando me enquadrar ao mundo corporativo de maneira que isso seja natural e espontânea, como se fosse a coisa mais fácil de se fazer todos os dias.

O mundo corporativo está cada vez mais competitivo então quesitos antes considerados secundários como comportamento, atitudes e aparência se tornam cada vez mais decisivos e importantes para definir escolhas.

A aparência acredito que de maneira inconsciente vem se tornando o principal elemento de escolhas de muitos fatores de nossas vidas, sendo assim não poderia ser diferente no ambiente corporativo.

Mas o que um simples blog que seria definido como um Portifólio Virtual de uma Projetista Cadista tem haver com isso?

Justamente por inserir meu portfólio no mundo virtual acabei transformando esse blog num ponto de referência para outros Cadistas Freelancer, e até outros navegadores da rede que acabam passando por aqui querendo ou não, sendo assim acho bastante válido compartilhar algumas lições que vou colhendo pelo meu caminho, e assim aprender mais com os outros que passam por aqui.


MODA E TRABALHO

Como falei antes, nunca fui ( e acho que ainda não sou) um exemplo de como se vestir no trabalho, sendo assim, senti e ainda sinto na pele as consequências de quão a aparência me fecha portas, e sendo assim, fico sempre buscando e informações sobre o assunto como qualquer menina.

O que os especialistas dizem por aí: 

"use um terno azul marinho que significa sucesso", "não use decote e roupas justas", "cores neutras, nada chamativo", "cabelos presos e limpos", "nada de acessórios grandes e chamativos", "maquiagem leve", BLÁ, BLÁ, BLÁ, que na maioria das vezes é bastante confuso de interpretar e seguir.

Mas o que na realidade a gente encontra é outra coisa, muitas dessas dicas são voltadas para cargos de grande rigor e tradição, como para advogados, administradores, cargos de gerência, ou que exigem relacionamento com o público, onde a palavra de ordem é SERIEDADE. Mas cada profissão tem sua palavra de ordem que precisa ser expressada pela aparência.

Em ARQUITETURA, as palavras CRIATIVIDADE, HARMONIA, não são bem representadas em roupas e acessórios simples e neutros.

Mas de maneira geral os figurinos de trabalho vem ganhando muitas variações e personalidade, então vemos que na realidade vale um pouco de bom senso.
"cores vibrantes e alegres podem se juntas as cores neutras", "estampa é a cara do Brasil, mas não precisa lembrar o carnaval", "tênis é melhor para ocasiões esportivas, não para o trabalho, mas viva o sapatênis", "roupas curtas e justas é pra quem pode não pra quem quer, e no trabalho não é lugar", "decotes pode ser uma arma, então esconda ou disfarce", "cabelo bem cuidado é bonito em qualquer lugar", "higiene é importante para a vida, inclusive no trabalho", BLÁ, BLÁ, BLÁ.


DICAS:
1- EVITE USAR TÊNIS NO TRABALHO, INCLUSIVE SAPATÊNIS
Traz uma sensação anti-profissional mais esportiva, se for necessário escolha tênis de cor preta o sem muitos detalhes coloridos, isso vale também elementos que tem característica mais esportiva.
Os chefes mais tradicionais são intransigentes nesse quesito





2- USE E ABUSE DAS CORES NEUTRAS: PRETO, BRANCO, CINZA
São cores que combina com qualquer tom de pele, então tenha as peças básicas nessas cores: calça, casaco, blusa de lã, camisa, camiseta, meia, sapato, bolsa, cinto,....
Os tons neutros lembra o profissionalismo, a seriedade, a elegância por serem cores sóbrias e que neutralizam a composição, permitindo focar a atenção para você.

   


3- JEANS COMBINA COM TUDO, SÓ MANTER EQUILÍBRIO
É a quase uma peça neutra tem pra todos os gostos, mas escolhas cortes mais retos e cores mais sóbrias como azul e preto, e não se limite somente a calça, expanda para camisas e jaquetas.
O jeans ainda encontra barreiras em ambientes mais sérios, nesses casos escolha modelos mais clássicos e tons mais escuros.


4- DETALHES DOURADOS REPRESENTAM REQUINTE
Os acessórios se tornaram a peça que personaliza a composição, e elementos dourados, ou pelo menos que produzam algum brilho podem realçar os olhos de quem vê, como relógios, joias e bijuterias, fivela de cinto, apliques em tecido, enfeites de cabelo, broches, bolsas e sapatos, evitando que este brilho ofusque todo o resto.
O metálicos lembra dinheiro, poder, no caso dos dourados lembra ouro, mas outras cores de metálico também são válidos. 



5- UMA PEÇA COLORIDA FAZ TODA A DIFERENÇA
Assim como o elemento brilhoso, o elemento colorido também realça a produção: lenços, peças de roupa, bolsa, sapato, chapéus, casacos, cinto, jóias e bijuterias, estampas, mas se quiser arriscar uma segunda cor prefira aquelas que combine com a primeira.
Para ambientes mais descontraídos estampas podem fazer as vezes de cores, caso contrário melhor apostar em opções mais lisas ou discretas.



6- SAÚDE DA PELE E CABELO DEIXA A PESSOA MAIS BONITA
Cuide se sua saúde, alimentação, exercício, higiene, cuidados de beleza, pois não adianta a melhor roupa do mundo se a sua cara no trabalho é triste e sem vida. 
A sua pele e seu cabelo são sua primeira roupa, cada um é cada um, portanto essa é a regra mais difícil de resolver, pois saúde é um cuidado diário, por isso vale recorrer a truques e conselhos que mais se adeque ao seu biotipo.



Observando a moda da rua, qualquer um pode verificar que o uso dessas 6 regras imediatamente representa uma pessoa elegante e bem vestida e bonita, foi a partir de muita observação, que de uns dias pra cá, cheguei a esses 6 elementos, como faz pouco tempo acho que ainda preciso ajustar a maioria das regras, senão todas.

Mas para quem quiser arriscar sair da regra pelo menos aqui fica a dica de um lugar seguro, para poder arriscar com segurança. As imagens valem mais.



ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...