Translate

PROJETO #09: Censo de Arquitetos

http://www.caubr.org.br/?p=11308

ACESSE O LINK E ASSISTA O QUE FOI DEBATIDO


Censo dos Arquitetos e Urbanistas: assista ao vivo debate na Folha de S. Paulo

Evento promovido pelo CAU/BR em parceria com as revistas aU e PROJETOdesign discute como profissionais da área podem contribuir para o desenvolvimento das cidades brasileiras

O Censo dos Arquitetos e Urbanistas Brasileiros é uma pesquisa inédita feita com 83 mil profissionais da área em todo o país. Aborda temas diversos como áreas de atuação, renda, formação, interesses gerais e expectativas quanto ao crescimento do mercado.

Em parceria com as revistas PROJETOdesign e aU – Arquitetura e Urbanismo, o CAU/BR promove debate sobre o Censo e temas como concursos de arquitetura, licitações por menor preço, concorrência estrangeira, legado da Copa e Olimpíada e programas sociais de habitação. O encontro terá a participação do presidente do CAU/BR, Haroldo Pinheiro, do secretário-executivo do Colegiado de Entidades dos Arquitetos e Urbanistas do CAU/BR, Sérgio Magalhães, e do sócio-titular do escritório Botti Rubin Associados, Alberto Botti. A mediação fica por conta do jornalista Morris Kachani, repórter especial da Folha de S. Paulo.


ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #31: Ser ou não ser freelancer, eis a questão?

Por que ser freelancer?

Dentro da área de arquitetura, está cada vez mais comum, a realização de trabalhos freelancer, alguns diriam que estão trabalhando em escritórios, acordando todos os dias para trabalhar, mas infelizmente quem trabalha na área de projetos não encontra oportunidades muito valorizadas.

Por ser uma etapa que afeta pouco ou quase nada o cliente final, e assim os escritórios e empresas que trabalham com todo o processo da primeira entrevista com o cliente até a entrega das chaves da obra, costuma pular ou otimizar a etapa do projeto, para tanto, manter um escritório com funcionários que desenvolvam somente esta etapa, vem sendo cada vez menos necessário, alguns escritórios mantém estagiários que realizam serviços mais de organização ou pequenas alterações nos projetos, até por esse estarem em fase de aprendizagem e terem contratos de trabalho pré-definidos.



Assim entram os FREELANCERS, por não ocuparem um espaço físico dentro dos escritório ou por algumas vezes se encontrarem por período determinado, são estes que desenvolvem o grande montante de trabalhos projetuais, como detalhamentos, executivos......

Então para muitos profissionais formados, ou com experiência na área de projetos, vem optando pro trabalhar como freelancer, pois na teoria conseguem ter mais trabalhos para desenvolver por um período maior durante o ano, pois estariam envolvidos com as etapas de projeto de diversas obras em andamento ao longo do ano.

Mas a compensação financeira pode não ser tão vantajosa para aqueles que optam somente por esse tipo de trabalho, tendo que assim complementar ou transformar essa tarefa em atividade extra, complementando o trabalho fixo em escritórios e empresas, ou exercendo outras atividades financeiras.

Então pense bem se para você vale a pena trabalhar como freelancer.






ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...