Translate

CADFREELA #43: Tutorial de quanto cobrar

Aproveitando o feriado para curtir o youtube esbarrei nesse vídeo, que nem saberia explicar ou traduzir de uma forma melhor de foi filmado nele.

Quanto cobrar por um projeto?!?!
Aditivocad.com = calcular-hora-de-trabalho

Para mim eu cobro R$ 20,00 por hora de desenho, estou dizendo isso não para deixar de referencia para ninguém, afinal de contas esse foi o valor que eu achei válido pra mim.

Como eu cheguei nesse valor?

1-Comecei trabalhando como estagiária de arquitetura sem ganhar nada só ganhando a experiência, com isso consegui uma remuneração posterior no mesmo lugar de ajuda de custo com transporte e alimentação.
2-Me formando e buscando um trabalho, as empresas pequenas preferem manter estagiários por pagarem em torno de 6,00 reais a hora, para estagiário principiante, podendo esse estagiário alcançar antes de se formar (acredito que em qualquer área) o valo de 10,00 reais a hora.
3-Que foi onde comecei, cobrando R$ 10,00 por hora de desenho trabalhando numa empresa como funcionária, num mês conseguia tirar cerca de R$ 1500,00, por ser pouco experiente, tinha acabado de me formar, e esse valor foi assim por muito tempo.
4-Era um valor relativamente baixo, pois por ser o máximo de um estagiário, para empresas pequenas normalmente é o máximo que podem pagar, mas não é diferente com empresas médias, que podem alcançar um total por mês no máximo de 3000,00 reais.
5-Chega um momento que você quer ultrapassar os limites e para isso não basta simplesmente dizer tenho tempo de serviço, tenho muita experiência então vou aumentar o valor, e achar que grandes empresas lhe pagaram o valor oficial tabela pelos sindicatos ou conselhos.

Conclusão: 
R$ 20,00 não é um valor nem alto nem baixo, pois vai depender de quanto o seu cliente quer pagar, se você atende o que o seu cliente está pedindo, como está o mercado, como está a concorrência. Pois para um projetista de uma área só (no caso arquitetura) o mercado acaba sendo limitado, para quem sabe muitos softwares, ou desenvolve mais de um tipo de projeto, mas trabalha sozinho, é necessário saber gerenciar seu tempo, e acaba que pode chegar a trabalhar 24 horas por dia ou precisar de ajuda, mas pela concorrência ninguém quer pedir ajuda.


CURVA DE CUSTO TOTAL MÉDIO
1-(péssimo = prejuízo) baixa produção e custo alto,
2-(ideal = maior lucro) média produção e custo baixo,
3-(ruim = igualado) alta produção e alto custo
Pense na opção onde o custo seja o volume de trabalho e a produção seja o valor cobrado, ou seja:
1-(péssimo = prejuízo) baixa valor e muito trabalho, 
2-(ideal = maior lucro) média valor e pouco trabalho, 
3-(ruim = igualado) alta valor e muito trabalho 



Então acredito que essa pergunta: QUANTO COBRAR? Nunca terá uma única e simples resposta. Que é descobrir o valor médio do mercado, aquele que é satisfatório para os clientes que lhe interessa.

Clicando aqui neste blog em informações úteis, fazendo umas continhas utilizando o parâmetro de carteira assinada o custo de um profissional para a empresa, a hora do funcionário formado não pode ser menor que R$ 30,00 por hora (profissional com mais de 4 anos de formação superior) e R$ 25,00 por hora (profissional com menos de 4 anos de formação superior), ou seja, já estou em defasagem.


ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...