Translate

AutoCAD #24: Gabarito x Blocos

A vida de projetista está em bastante atualização (vide postagem semelhante) e quanto mais a gente busca novas tecnologias e novas informações a gente se depara em bibliografia ultrapassada e métodos de ensino ultrapassados. Não querendo criticar o ensino de prancheta nas escolas técnicas e faculdades, pois acho que este é o método que mais ensina de maneira a gravar no corpo físico, no HD do aluno, de modo que precisa de uma perda muito grande do HD para o aluno esquecer.

Mas a tecnologia do projeto sempre foi bastante generosa quando se trata de desenho de referência  do projeto, os chamados elementos de layout.

Vamos ao nome comercial:
GABARITO para prancheta e BLOCOS para o autocad (existe as FAMÍLIAS para o revit, e deve haver outros nomes)

Para quem trabalha com arquitetura os elementos de layout são: os mobiliários e alguns símbolos padrões do desenho.





Porque estou entrando com esse assunto?
Por conta da NBR 6492:1994 Representação de projetos de arquitetura
Vale lembrar: 
NBR - Norma Brasileira da ABNT - Associação de Normas Técnicas
: 1994 = foi o ano de publicação da NBR, ou seja, muita coisa que se diz nela tem que ser reinterpretada para os dias atuais.



Ela se refere a forma como devera se apresentar e a representação gráfica, e indica 2 maneiras de grafia: EM GRAFITE (ou croqui) e EM TINTA (ou nanquim), mas não fala que já existe novas ferramentas de desenho, sendo assim, a gente interpreta que a versão finalizada em nanquim será a que mais se aproxima da representação gráfica em autocad.



Mas reparando nas simbologias que se utilizava de gabaritos: de sanitário, círculos, normórafos, etc.
Hoje com o autocad tudo se resume a biblioteca de blocos.


Eu particularmente tenho uma biblioteca singela de autocad, pois normalmente cada projeto pede um bloco específico, então as vezes é necessário alterar alguns blocos, e acada que sempre estou alterando os blocos que já tenho, um ou outro são sempre os mesmos, principalmentes as simbologias de desenho, indicação de níveis, títulos, folhas, carimbos, etc.

Mas no caso vale recorrer a site que disponibilizam, tanto gratuitamente como pagando, diversos blocos de cad, até mesmo em sites de algumas empresas que disponiblizam os blocos de seus produtos. E nem precisa baixar todos os blocos de uma vez, pois vai depender do seu uso, dá para começar com uma biblioteca sanitária de cozinha e simbologia, e conforme a necessidade, ir buscando outros blocos, como de equipamentos específicos (playground, hospitalares, academia, carros, pessoas, vegetação, mobiliários, etc). (só cautela quando baixar os blocos)

www.cadblocos.arq.br (mais conhecido)
www.tegula.com.br

Vale lembra que tanto o autocad com a nova modalidade de blocos dinâmicos (ver postagem anterior), e o revit com as famílias e outros softwares com seus blocos específicos, talvez seja necessário buscar sites específicos para esses tipos de blocos.


ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

 download em desenvolvimento


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...