Pesquisar este blog

Translate

sábado, 26 de abril de 2014

AutoCAD #23: Cortar e Extender


Depois de muito tempo mexendo com o autocad a gente acaba se esquecendo de como foi difícil aprender e entender alguns comandos, e algumas vezes em deparo com iniciantes do autocad, e as vezes alguns veteranos que não se atualizaram nas novas versões e acabam fazendo que comando corriqueiros e de nível básico virem assunto para pensar numa publicação.

Ao longo das versões do autocad esses comandos que cortam e estendem as linhas do seu desenho, foi ganhando algumas atualizações, mas também foi deixando para trás alguns vícios.

Os dois comandos tem a mesma lógica de operação, sendo 3 modos de executá-la.
Para utilizar esses comandos é necessário entender a sua lógica de operação e, assim, entender 2 coisas, uma é a linha de referência, e a outra é a linha modificada.

A Linha de Referencia é o objeto ou linha que será a referência de corte ou extensão da linha que se quer modificar, cortar ou estender.
No caso do corte (trim) esta linha funciona como uma linha de corte, e deve atravessar a linha que deseja ser cortada
No caso da extensão (extend) a linha funciona como um limite de extensão, e deve estar a uma certa distância da extremidade da linha que se queira estender.

A Linha Modificada é a linha que sofrerá uma modificação.
Para o corte terá um trecho de sua linha, nas extremidades ou no meio dela excluída, limitadas pela linha de referência.
Para a extensão será esticada para uma de suas extremidades até o limite da linha de referência.





Assim segue-se para os modos de execução:
1- O comando exige 2 seleções, primeiramente da linha de referência e seguidamente a linha a ser modificada
Assim no corte seleciona-se as linhas ou a linha de referência de corte, e em seguida o trecho da linha ou das linhas a serem cortadas.
E na extensão seleciona-se a linha de limite para a extensão, e em seguida a extremidade da linha ou das linhas que serão estendidas até a linha limite.

2- O comando exige 2 seleções como foi dito, mas por questão de vício alguns usuários não consegue ou não tem paciência em escolher as melhores linhas de referência e acabam selecionando o desenho inteiro, e na segunda seleção para as linhas modificadas, fica aquela sequência de cliques nos trechos e extremidades, a serem cortadas e estendidas, mas isso acaba deixando um trabalho porco e peludo (clique para postagem anterior)

3- E para ajudar os viciados e os certinhos existe a terceira solução, onde seguindo a sequência das 2 seleções, basta simplesmente pular a primeira seleção clicando enter novamente sem clicar em nenhuma linha de referência e já entrando na seleção de linha modificada, o autocad já considera que todas as linhas do desenho serão linha de referência e assim basta somente clicar nos trechos para cortar ou nas extremidades para estender.

Vale lembrar também que em versões antigas a seleção em window e crossing, não vale para esses comandos, mas basta digitar fence (cerca) no momento da seleção de linhas modificadas, que clicando dois pontos de uma linha imaginária atravessando as os trechos de linhas a serem cortadas ou atravessando as extremidades das linha as serem estendidas. Mas se a sua versão é mais atual abuse das seleções em window e crossing.

* escrita livre
link de outras dicas de AutoCAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Marcadores