Translate

CADFREELA #18: Levantamento


Trabalho de projetista não é somente perante o seu computador, destroçando todos os comandos dos softwares de desenho que nos é útil na maior parte do tempo.

VAMOS FAZER UM LEVANTAMENTO???

Levantamento: momento da vida do projetista onde ele saí de casa com prancheta, papel, canetas, lapiseiras, trenas, máquina fotográfica .....e o que mais for necessário para medir um ambiente que pro algum acaso do destino ainda não tem suas medidas desenhas em CAD.

Você nunca sabe quando seráo momento que você será solicitado para fazer uma medição, então deixe sempre preparado o seu KIT LEVANTAMENTO preparado:

1- trena: normalmente uma trena de 5m resolve tudo, mas pode haver casos que ter ou saber onde conseguir uma de 10m pode ser útil, a eletrônica eu aconselho a deixar para o momento que você precisar fazer mais levantamentos do que desenho, que não acredito ser o caso dos projetos em gera.

2- Prancheta, lapiseira, borracha, caneta, sulfites: esse é um materia de desenho, então por favor ligue a opção no cérebro desenho a mão, não adianta querer inventar e levar laptop, pois o local pode não ter energia, dependendo da medição ficar carregando peso extra é desnecessário, e é só se organizar direitirnho que que o seu croqui terá todas as informação suficientes para quendo no computador repassá-las.

3- máquina fotográfica: a melhor opção é levar uma máquina de boa resolução, pois as fotos são registros e podem ser úteis em outros momentos, principalemente, quendo você esqueceu de coletar alguma medida ou informação, de alguma ela pode, conforme o seu grau de resolução de olhomêtro, te solucionar alguma dúvida, mas na falta de uma boa máquina, podemos recorrer a celulares ou o que estiver disponível.

4- Outros materiais: para levantamento de ambiente os materiais acima já lhe dão toda a condição de trabalho, mas pode acontecer casos especiais de levantamento, aí pode se recorrer a truques de medição "meia-boa", pois para medições 100% confiáveis aí já foge da nossa alçada, e cai na mão de topógrafos e/ou profissionais de medição. Os materiais para medição "meia boa" são: mangueira de nível, caso precise saber alturas entre diferentes níveis (utilizei essa técnica para medir um terreno certa vez, pena que a mangueira era da dona da casa, então não era bem uma mangueira de nível, mas veio a calhar), régua de prumo, para caso precise fazer alguma marcação alinha na parede (existem trenas que vem com um mini prumo, aquela bolha num líquido verde), esquadro de madeira, ou o seu esquadro que estava na gaveta mofando, para verificar alguns ângulos em alguns projetos que teimam em criar ângulos completamente fora da tolerância dos 90º; fio de prumo assim como a régra de prumo só que para verificar inclinações verticais.

Esses materiais podem lhe ser úteis, mas não precisa se desesperar se não tivê-los a mão, mas já vá se preparando para conquistá-los aos poucos conforme for sentindo necessidade.

METODOLOGIA

Para realizar uam medição estabeleca uma metodologiapara evitar o mínimo de erro e retrabalho:

1- Para ambientes: não esquecer as medidas principais e necessárias para dar continuidade ao seu trabalho no computador - largura, comprimento, profundidade, aberturas, peitoris, batentes, mobiliário fixo (ou que permanecerão os mesmos), pé direito (altura)

 
2- Para terrenos: por ser algo de grande porte, vale recorrer a todos os materiais e ajuda extra necessária para econimizar tempo e também ampliar a precisão. Vale todas as medidas anteriores, mas pode ser necessário medir níveis do terreno, dimensão externa da construção, alturas de diversos elementos (muro, telhado, coberturas, portões.....)



3- Mobiliário: algumas vezes é necessário fazer medição para encaixar um móvel ou restaurar um móvel, normalmente os marceneiros preferem e devem fazer suas próprias mediçãos, pois pela prática eles sabem exatamente quais são os "Xises"da questãos, mas caso seja você aquele que irá medir, tenha uma tanto mais de rigor nas medidas, as vezes são necessárias medir o pé-direito e conprimentos em diversos pontos diferente, pois dem mobiliário centímetros podem fazer grandes diferenças.
 

4- Outras medições: para alguns projetistas, outras informações importantes, como: pontos de elétrica, pontos de iluminação, pontos hidráulicos, dimensão dos acessos (portas, elevadores, escadas, janelas - para dar entrada aos móveis e equipamentos para dentro do ambiente), interferências de portas, janelas, forro, pilares, vigas, perímetro (para rodapés, rodateto e rodameio.....), espessura das paredes (para batentes, soleiras, parapeiros, guarnições.....),  entre outras informações que se façam necessárias para as complexidades e especificidades de cada projeto.

 





ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...