Translate

CADFREELA #60: Censo Cadista 2019 (parte 2)

Esse Censo que não tem nada de pesquisa formal com padrões do IBGE, acabou que teve 22 itens a serem respondidos. A primeira parte era mais para identificar quem são os cadistas, e onde eles vivem.
Agora nessa 2ª parte da organização dos dados respondidos talvez chegamos na parte que explica do que eles vivem e o que eles comem.
Considerando o último item de vínculo que gerou confusão, também porque haviam algumas questões que a pessoa podia responder a mais de uma questão.

6-RENDA FAMILIAR / 7-RENDA CADISTA

1 Complemento Esporádico Familiar
4 Complemento Esporádico Próprio
1 Complemento Regular Familiar
2 Complemento Regular Próprio
1 Principal Fonte de Renda Familiar
8 Principal Fonte de Renda Própria
5 Única Fonte de Renda Familiar
4 Sustentados por outros com trabalhos esporádicos
1 Sustentados por outros com trabalhos raros







Mesmo quem em algum momento colocou desempregado, não diz agora que não trabalha, para entender o quão ser cadista traz a sensação de que a pessoa está em busca de estar na ativa não se preocupando exatamente com a denominação que isso tenha. O cadista está no rol dos empreendedores.

8-MODO DE TRABALHO



8 em empresa
1 escritório próprio
14 home ofice
3 home ofice e em empresas
1 home ofice e escritório próprio

O Cadista por ter esse perfil empreendedor, tem mais possibilidades de trabalhar em casa e a distância, considerando o item que trata do alcance de trabalho, onde se basta apenas de um computador para alcançar o mundo. Mas por conta dos modos de trabalho das empresas muitos trabalham diretamente nelas e não a distância. Mas uma das possibilidades colocada de coworking parece não ser ainda atrativo para esses profisionais.

9-PROFISSÃO CADISTA


12 SOMENTE CADISTA
1 cadista e youtuber
2 Arquitetura
1 Auxiliar de Cozinha
1 Comércio
1 Construtor
1 Engenharia
3 Estagiário (???)
3 Professor de softwares CAD
1 Serviço Público
1 Técnico Edificações

Acho que isso demonstra bem como a concorrência é bastante ampla e pode ser encontrada em qualquer lugar, e inclusive o espírito empreendedor mostra que nem só de ser cadista se vive. Até chega a ser curioso que uma pesquisa de tão poucas pessoas deu uma panorama esperado do contexto atual tendo até a profissão do momento que é ser youtube, que talvez isso deva ser até uma fonte de renda para os cadistas. Talvez eu com o meu blog possa me considerar blogueira por exemplo, mas no caso esse blog não me gera renda, se alguém tiver dicas de fazer esse blog render agradeço. Outro item é o estagiário, que vem ocupado muitas vagas no mercado no lugar dos antigos desenhistas técnicos. Como disse antes acredito que seja um panorama bastante verdadeiro e atual. É é bom saber que há a possibilidade de ser somente cadista.

10- CAPACIDADE DE TRABALHO

6 até 10 horas por semana
2 de 10 a 20 horas por semana
6 de 20 a 30 horas por semana
3 de 30 a 40 horas por semana
9 acima de 40 horas por semana
1 poucas vezes no ano



Considerando uma carga de 44 horas semanais de trabalho formal, e como alguns trabalham como complemento de renda, essa questão é mais pra mostrar que para se viver de cadista é necessário ocupar a semana trabalhado. Dos que tem o trabalho de cadista como única ou principal função (14) 8 deles tem capacidade de trabalho mais de 40 horas semanais. Aqui pode ter havido 2 tipos de interpretação, uma é a disponibilidade de horas para estar trabalhando e outra é o tempo em que se trabalha de fato, pois quem trabalha formal também precisa ficar atento a sua produtividade, afinal trabalhamos de acordo com o relógio.

11-FORMAÇÃO


11 superior completo
6 superior incompleto
7 técnico completo
2 técnico incompleto
1 pós graduação




Essa questão vai de encontro com o assunto concorrência, juntando com outras trabalhos paralelos, e talvez outros objetivos profissionais. Mas a formação prece ser algo importante para uma cadista, e diria que são os cursos de formação que são a porta de entrada para a profissionalização. O trabalho de cadista é bastante amplo e pode ter cadista especialista em um determinado tipo de desenho e em um determinado programa de computador, e os curso de formação dão essa base para se criar essas especialidades.

12-ÁREA DE ATUAÇÃO

Cenografia = 3
Comunicação Visual = 2
Construção Civil = 20
Design Interiores = 9
Games = 1
Gerenciamento de espaço = 1
Instalações = 7
Mecânica = 2
Melhoria no processo da indústria = 1
Paisagismo = 5
Produto = 2
Topografia = 4
Urbanismo = 5
* escolhas múltiplas não soma 27

Aqui vemos a amplitude das possibilidades que os softwares de desenho nos possibilita alcançar. Games é uma atuação pouco conhecida, ou pelo menos pra mim foi uma surpresa, mas acabamos de saber que a igreja Notre Dame, pode contar com os desenhos feitos para uma jogo de video game. Aqui vemos que a construção civil é a que mais utiliza, considerando que se somar construção civil com áras correlatas (design de interiores, instalações, paisagismo, topografia, urbanismo) chegasse a 50 entre 62 escolhas feitas, 80% de trabalho que se utiliza cadista.

13-SOFTWARE

3Dmax = 6
AutoCAD = 25
Civil 3D = 2
DraftSight = 1
Landscape = 1
Map 3D = 1
Plantio 3D = 1
QGis = 1
Revit = 10
Sketchup = 12
Solidworks = 4
Topsolid = 1
Vray = 1

A gama de software de desenhos vai muito além do famoso AutoCAD, e talvez vá além desses listados nessa pesquisa, mesmo ainda o AutoCAD ser bastante difundido e utilizada, dependendo do tipo de trabalho há outros programas específicos, por isso nem todos os 27 o colocaram como opção. A nova modalidade de trabalho BIM (Mas afinal o que é BIM?) que traz novo softwares paramétricos. Engraçado que dos 27 de responderam 11 deles colocaram 3 softwares e 7 colocaram apenas 2 softwares, o que nos faz pensar se há algum limite de conhecimento para softwares, ou mesmo qual a capacidade de softwares funcionando em um computador. E mesmo considerando o BIM, talvez o segundo software a ser indispensável de se conhecer seja o Sketchup.


POR HORA PARO ESSA PARTE POR AQUI, AINDA HÁ MAIS ALGUNS ITENS PARA ANALISAR.


censo-cadista-2019-parte-1

censo-cadista-2019-parte-2
censo-cadista-2019-parte-3
censo-cadista-2019-parte-4



ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...