Translate

Portifólio #35: Departamento de Áreas Verdes

Estive um tempo fora da atividade de freelancer.
Fui explorar a vida de funcionária pública e estive como Desenhista Projetista no Departamento de Áreas Verdes da Prefeitura de Santo André. Foram 3 anos e não sei dizer se captei tudo o que tem que captar num serviço público, mas acredito que deu para ter uma panorama geral.

Para quem não sabe Santo André é uma das cidades da Região Metropolitana de São Paulo, fazendo divisa com a mesma.



Estive no Departamento de Áreas Verdes, um ambiente que uma árvore tem muito valor, tanto que pra quem estava chegando novata chegava a ser engraçado, então de modo geral os projetos eram para fazer com que as árvores não fossem cortadas sem necessidade, e plantar árvores em qualquer lugar que coubesse, pois ninguém sabe ou pelo menos acho que não, mas as árvores são patrimônios públicos, sendo assim, merecem todo carinho e atenção

Então a minha função dentro do contexto do departamento eram:

1- CADASTRAR ÁRVORES NO SISTEMA DE GEORREFERENCIAMENTO
Além de utilizar o programa de georreferenciamento para consultas de outros dados cadastrados por outros departamentos da prefeitura.

 


2- DESENHAR AS PROPOSTAS DE ARBORIZAÇÃO  EM CALÇADAS E ÁREAS VERDES
Considerando até projetos de arborização de um bairro inteiro

     

3- ATUALIZAR E DESENHAR MOBILIÁRIOS PADRÃO
Como mesas e bancos, ou protetores de árvore, e os brinquedos que são fabricados pela prefeitura

 


4- AUXILIAR NOS DESENHOS DE PROJETOS DIVERSOS DO DEPARTAMENTO
Como reforma de praça e parque, detalhes de elementos construtivos, corredores verdes e outros projetos pontuais como agricultura urbana.

 
  

  
 


5- UTILIZAÇÃO DE RECURSOS DISPONÍVEIS
Como a utilização do software disponível a mim para desenho, que por acaso, não conhecia e tive que aprender o mais rápido possível, o Microstation versão de 1995, e sem ter acesso a tutoriais na internet.




Vale acrescentar que no departamento trabalhava com arquitetos, engenheiros civis e agrônomos, técnicos agrícolas,  jardineiros, serralheiros entre outras funções administrativas e complementares, como advogados, assistentes sociais, educadores, biólogos. E por vezes alguns projetos compreendia a participação com outros departamentos, como Trânsito, Obras, Educação, Habitação e SEMASA.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...