Translate

PROJETO #21: HORÁRIO DE VERÃO

Todo ano na estação do verão, alguns estados brasileiros entram com o horário de verão.
De modo geral todos que moram nessas regiões, sabe que isso proporcionam uma economia de energia, pois o sol costuma se por por volta das 8 da noite, sendo assim a necessidade de acender a luz durante o dia é menor, por estar maior tempo em exposição do sol.

Bem mas o que interessa saber disso num blog de desenho?

Pra quem se lembra deve saber que o Planeta Terra dá uma volta ao redor do sol, uma vez por ano, e essa volta tem um formato de elipse, e que o planeta tem um eixo inclinado.

Imagem relacionada

Bem pra sabermos tudo isso nos tempos de hoje, alguém lá na história ficou pesquisando sobre os planetas, sobre quem girava em torne do quem e tudo mais.


História

A primeira teoria com prestígio universal a propor o Sol como centro do sistema solar é o heliocentrismo, proposto por Nicolau Copérnico na sua publicação De revolutionibus orbium coelestium de 1543. A teoria heliocêntrica tomou o lugar do modelo geocêntrico proposto por volta do ano 150 por Ptolomeu; que por mais de milênio vigorou soberano no intuito de explicar o movimento retrógrado dos planetas observados da Terra, entre outros por ter sido incorporado aos dogmas e defendido pela Igreja Católica. O modelo heliocêntrico, que passou a vigorar já na geração seguinte à Galileu e seu julgamento, resolve esta questão de forma mais simples e fisicamente mais realista - sem considerar os epiciclos e deferentes do modelo ultrapassado - argumentando que o movimento complexo dos demais planetas quando observados da Terra é apenas aparente aos observadores e não resultante das órbitas dos planetas em si.

E nesses estudo todos chega a nós as cartas solares, que são mapas da projeção solar na Terra conforme a sua latitude, e as estações do ano.
LATITUDE 0° - LINHA DO EQUADOR


A linha do Equador tem uma mancha de projeção solar simétrica, ou seja, com 12 horas de dia, para 12 horas de noite, de 6hs da manhã a 6hs da tarde. Sendo nos equinócios de outono e primavera ao meio dia ele está exatamente no seu pico máximo e nos solstícios de verão e inverno ele tem uma inclinação, ao norte ou ao sul, no hemisfério sul, no verão ele está para ao sul e no inverno mais ao norte.
No caso dos estados mais ao norte do Brasil, e próximo da linha do Equador, o horário de verão não tem muita diferença pelo dia ser mais simétrico, diferente dos estados mais ao sul e próximos por exemplo do trópico de capricórnio.

LATITUDE 24° SUL - TROPICO DE CAPRICÓRNIO (TRÓPICO DE CÂNCER - NORTE)

Na latitude que seria próxima da região sudeste e sul do país, a projeção do sol não é simétrica, mas vale considerar que os Equinócios são sempre iguais em quaisquer carta solar, que seriam as linhas medianas da carta, onde os dias e as noites tem 12 horas de duração.
Mas no inverno está a linha mais ao norte da carta, que tem uma duração de dia aproximadamente 2 a 3 horas menor, e no verão o inverso, sendo no hemisfério sul a insolação toda mais ao norte (hemisfério norte ao sul), portanto a escolha de colocar as janelas mais voltadas para o norte, e no verão o sol a pino do meio dia no solstício de verão e uma insolação mais ao sul (sudeste de manhã e sudoeste a tarde.
Sendo assim próximo aos polos teríamos os extremos.

LATITUDE 60° SUL


Seria aquelas histórias de que ouvimos que o dia tem 24 horas no verão e a noite tem 24 horas no inverno.

Sendo assim inventaram o horário de verão para dar a sensação de aumentar um hora a mais nesses dias de verão, assim além da própria natureza se encarregar disso, onde essas variações se dão pela inclinação da Terra e a posição que se encontra na translação ao redor do sol.

E para quem for fazer os seus projetos e que o sol seja um elemento importante, como insolação na piscina, essas cartas são de grande importância, para calcular não somente quanto a edificação fará sombra durante o dia, mas calcular essa sombra pra o ano inteiro, permitindo o maior aproveitamento de sua piscina durante o ano, o que explica tantas piscinas vazias por excesso de sombra.

Imagem relacionada

E agora estamos de volta ao horário normal, e acabando o Carnaval, iniciamos o ano de fato, Feliz Ano Novo.


ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...