Translate

PROJETO #20: Telhado uma geometria

Sou uma fascinada em geometria desde que tive o primeiro contato na escola.

Sabe aqueles dados de papel? Lembro que tivemos que fazer um na escola, a partir de então fazer caixinhas virou minha brincadeira favorita, enquanto outras crianças da minha idade talvez pedisse aqueles brinquedos prontos das lojas de brinquedos, eu preferia uma cartolina.
Resultado de imagem para dado de papel
E o que as minhas manias infantis tem haver com TELHADOS?
Bem muitos iniciantes na área de projetos, acreditam que aprender autocad, ou comprar os materiais de desenho já seja suficiente, mas ter uma noção de geometria é bastante importante, pois a construção de objetos obedece algumas leis universais.
O TELHADO é um grande modo de ensinar a pensar a geometria, afinal, ela trabalha com planos inclinados, triângulos e encaixes, que te força a pensar os elementos em 3D, em todos os elementos gráficos.


Imagem relacionada

PLANTA

A vista superior do telhado indica a direção das águas e a taxa de inclinação, sendo uma cobertura para as intempéries, a inclinação varia de conforme o tipo de telha, e o que é necessário escoar,
telhas lisas (metálicas, vidro) permitem uma inclinação menor, telhas rugosas, exigem uma inclinação maior por em parte absorver o fluido.

- Taxa de Inclinação (i %): relação da altura (h) sobre a largura (B)


Imagem relacionadaResultado de imagem para inclinação

CORTE

O corte transversal do telhado revela a sua estrutura de sustentação da telha, que define o tipo de estrutura e a quantidade de peças para suportar e prender a telha. Telhas mais leves costumam ser feitas em tamanhos maiores o que demanda uma estrutura mais leve e menos pontos para prende-la, telhas mais pesadas são feitas em peças menores, o que demanda mais estrutura e mais pontos de apoio para fixá-las.

- Fixação: em telhas de barro são conhecidas por ripas, que são presas aos caibros.

Resultado de imagem para ripas

- Estrutura de Suporte: para determinar a inclinação pode utilizar de tesouras ou treliças, que são distanciadas pelas terças ou outras treliças complementares, que será determinada pelo porte da cobertura e o tipo de telha utilizada.

Resultado de imagem para treliça de cobertura Imagem relacionada
Resultado de imagem para treliça de cobertura Resultado de imagem para treliça de cobertura


GEOMETRIA

Uma cobertura pode criar uma efeito estético na construção, além de cumprir a sua função de cobrir, ou mesmo há a necessidade de permitir a entrada de luz, sendo assim projetar uma forma para a cobertura exigirá um esforço diferenciado.

- Materiais: os materiais que compõe a estrutura, como a telha, serão importantes na definição da forma.


Resultado de imagem para arquitetura cobertura Resultado de imagem para arquitetura cobertura
Resultado de imagem para arquitetura cobertura Resultado de imagem para arquitetura cobertura
 Resultado de imagem para rede sarah telhado Resultado de imagem para telhado museu

VALE SEMPRE EXERCITAR UMA VISÃO TRIDIMENSIONAL.


3 comentários:

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...