Translate

PROJETO #13: Porque eu não gosto do Neufreut

Falar mal da Bíblia da Arquitetura é um sacrilégio
Mas é mais forte do que eu, eu não consigo ver valor nesse compêndio.
Por que? Se todos falam maravilhas desse livro que tanto ajuda e salva a vida dos Arquitetos

Neufert , a bíblia dos Arquitetos

https://www.papodearquiteto.com.br/neufert-arte-de-projetar-em-arquitetura-18a-edicao/
Neufert e sua história… Desde que foi publicado pela primeira vez em alemão, em 1936, este manual de Ernst Neufert, Arte de projetar em arquitetura – que conta com 18 edições em português e já foi traduzido em 18 idiomas – converteu-se em referência essencial para as primeiras fases de projetos de edificação e de urbanismo.


Sobre o Neufert
https://www.arquidicas.com.br/neufert-arte-de-projetar-em-arquitetura/A Arte de Projetar Arquitetura já é um livro muito antigo, esta na sua 18º Edição, mas foi originalmente publicado por Ernst Neufert em 1936 na Alemanha. De lá para cá o livro já foi traduzido em 18 línguas, foi atualizado diversas vezes, mas sempre conservando a sua essência, ser um manual para arquitetos.


Arte de projetar em arquitetura / Enrst Neufert
https://www.archdaily.com.br/br/776750/arte-de-projetar-em-arquitetura-enrst-neufert
A 18a edição de Arte de projetar em arquitetura, um manual mundialmente reconhecido, pode ser considerada uma nova edição. Se, por um lado, conservou-se a magnífica proposta da original, por outro, seu conteúdo foi atualizado para dar respostas às novas expectativas que surgiram no mundo da construção, principalmente as exigências ambientais.

Bem fazendo um pesquisa rápida e superficial na internet, ninguém fala mal do Neufreut, e 
quem sou eu para falar mal desse senhor que pelo seu livro sabe tudo.

Mas eu juro que tentei, toda a vez que vou numa livraria e agora que ele pintaram ele de "rosa cheguei", fica difícil passar por ele despercebido, aí folheio pensando hoje ele vai me convencer que devo comprá-lo, mas aí vejo aquelas figurinha que parece coisa de revista antiga de decoração, aí fecho rapidamente e sigo fuçando o resto da livraria.

E aí vejo coisas que provavelmente está bem longe da minha realidade, como:
- banheiras, quem investe em banheiras hoje em dia;
- telhados para neve, mesmo tendo neve em alguns lugares do Brasil, acho que nem devem mais utilizar telhados para neve.
Bem como a minha cisma com esse livro é bastante, não vou lembrar de outras relíquias construtivas de quase 100 atrás.

Bem também tem isso além de ser uma obra de quase 100, mesmo que tem muita coisa que não tenha se alterado em questões construtivas, ele foi escrito para uma realidade alemã, e
 nisso até hoje não tinha me dado conta

Pra quem não sabe a Alemanha tem grande influência na Arquitetura, por conta da Escola Bauhaus, e tudo que ela representou para a Revolução Industrial, e me ater a essa ligação de Neufert a Bauhaus, deveria ser mais um motivo para admirá-lo.
Resultado de imagem para bauhaus Resultado de imagem para bauhaus Imagem relacionada

Mas a Bauhaus foi fechada na época do Hitler, pois sabe como é artistas tem uns pensamentos bastante diferenciados, muitos professores foram obrigados a deixar a Alemanha em busca de lugares que não fossem contra seus modos de pensar. Acredito que Neufert deva ter passado por um certo dilema nessa Alemanha nazista, e comparando a foto de Hitler com do Neufert, e considerando que ele ficou na Alemanha nesse período, ele deve ter escolhido no mínimo a pensar e ficar calado. Tomara que ninguém se ofenda, mas que dá vontade de rir dá .....

Imagem relacionada Imagem relacionada

Mas não quero desrespeitar ninguém, é só uma opinião de, até onde eu sei, uma única pessoa, que não tem valor nenhum.

Mas já que cheguei até aqui, acredito que este livro tenha sim sua importância, afinal até os dias de hoje ainda é falado, quantos livros ultrapassam os tempos? E considerando que Neufert foi talvez o principal responsável pela criação de normas construtivas que nos norteiam até hoje, talvez muitas normas da ABNT que conhecemos hoje tenham influencia de Neufert.

Mas talvez a simples tradução de Neufert para o português merece uma revisão para as normas e características brasileiras.

Ernst Neufert
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ernst_Neufert
Ernst Neufert (15 de março de 1900–23 de fevereiro de 1986) foi um arquiteto alemão, reconhecido como assistente de Walter Gropius, professor, membro de diversas organizações de normatização e, especialmente, por ser autor do manual Arte de projetar em arquitetura.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...