Translate

CADFREELA #29:Cozinhando o Projeto


Toda casa precisa de uma cozinha, e toda cozinha precisa de muitos armários, afinal a cada dia que passa temos mais eletrodomésticos para nos auxiliar nas tarefas domésticas, muitos utensílios para guardar.

A COZINHA é a a parte que tem se tornado mais exigente dos projetos de decoração, sendo assim, a parte que mais exige de fato um projeto, difernte de outras áreas que nem sempre precisam ser feito uma projeto concreto, com toda as peças de desenho, basta muitas vezes um layout, algumas vistas, valendo muito mais fotos de mobiliário e ideias de ambiente.

Em se tratando de projeto concreto, temos para a COZINHA, como para outros ambientes que necessitem de projeto executivo, a cozinha se tornou a que mais exige peças de desenho:


- PAGINAÇÃO (paginando) = indicando as dimensões de piso, azulejo, ou materiais de revestimento de pisos e parede, que componha com a parte de marcenaria, bancada e eletrodomésticos.


- ALVENARIA (detalhando o projeto) = alguns projetos levam em consideração a alvenaria como construção de um mobiliário ou complemento ou reforço, para compor ou igualar uam bancada, por exemplo.


- MARCENARIA (projeto de marcenaria) = armário e o que não falta numa cozinha, gavetas, prateleiras, nichos, ...., que funcionam como organizador da lógica do preparo de alimentos, assim temos o depósito de mantimentos com armários, a área de preparo de alimentos com bancadas, área de limpeza, .....

- ELETRICIDADE (elétrica x iluminação) = com tantos equipamentos o projeto elétrico agrega a funcionalidade e a praticidade da distribuição e dimensionamento das necessidades de pontos elétricos necessários, geladeira, microondas, fogão, coifa, forno, batedeira, liquidificador, cafeteira, cooktoop, lavalouça, ......




- LAYOUT = antes de tudo o projeto precisa passar pela distribuição para melhor utilização do espaço, pois normalmente na decoração o espaço disponível já existe, com formatos e posicionamentos pré-definidos, porém pela posição de portas janelas formato e dimensão do espaço.

- HIDRÁULICA (projeto de instalações) = pela distribuição pelo layout, e pela organização do espaço se define uma área de limpeza que exige um ponto de água e esgoto, afinal uma dos requisitos da cozinha é a assepsia.

- MÁRMORE (paginando) =  é comum a útilização de muitos materiais, dentro da cozinha, e as pedras já são consideradas materiais muotas vezes obrigatórios, principalmente, para bancadas, se tornando assim mais uma demanda de desenho.

- OUTROS = assim como cada caso é um caso, pode haver demanda de peças gráfica para outras exigências, também há oportunidade de desenhos nos nichos específicos com maior detalhamento de projeto, como em marcenaria desenvolver modelos e padrões como móveis planejados.




ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

4 comentários:

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...