Translate

CADFREELA #24: O mistério do bom gosto

Para quem trabalha no ramo da criação do design, BOM GOSTO, deixa de ser algo do simples questão ter ou não ter, e vai para o âmbito que distingue um bom profissional do mal profissional.

PARECE CRUEL?

Mas é bastante cruel mesmo, pois como se diz por aí:
GOSTO NÃO SE DISCUTE.


Então é a partir daí que se cria uma onda de mistério entre os profissionais que trabalham com criação: arquitetos, designs em geral, publicitários, artistas, artesãos, ......., e por que não dos PROJETISTAS.

Mesmo trabalhando para outros arquitetos, eu como projetista também preciso desenvolver uma certa sensibilidade para diferenciar e principalmente captar o que é necessário representar nos desenhos.

Desta maneira ter bom gosto é também ter REPERTÓRIO.

Esta palavra é mágica e desvenda todo o mistério do BOM GOSTO, que deixa de ser um dom divino e se torna algo palpável a qualquer um.

REPERTÓRIO = coleção de informações que se tornem inspiração, ideias, sugestões, dicas, formas, maneiras de transformar algo de mal gosto em algo de bom gosto, mas repertório também é a bagagem cultural que a pessoa adquire ao longo no tempo, vale também aprender sobre o universo do qual você necessitará criar um design.

CULTURA APLICADA = conhecer sobre as produções do mundo, história da arte, estilos e modelos mais famosos, pessoas influentes, materiais utilizados, história do materiais, tendências, modas, participar de feiras, estar antenado nas novidades, assistir palestras, cursos, ler livros, ver filmes, conhecer lugares.......Tudo para criar relações com as culturas do mundo, afinal aquele que trabalha com criação não pode se ater a uma única cultura do qual vive.

Para tanto quem trabalha na área de artes e criação costuma ser mais bem valorizado entre as comunidades que tem maior contato com outras culturas, cidades turísticas, intercâmbios, meios de comunicação, imigração, .......

MAS E O BREGA ESTÁ NA MODA?

Assisti certa vez CASAS BRASILEIRAS da GNT e acho que traduz muito desse repertório que devemos criar.




Globo.com = GNT = Casa Brasileira = Sig Bergamin fala sobre o projeto da Casa Trancoso


 
www.sigbergamin.com.br




ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...