Translate

CADFREELA #16: Fazendo Projeto de Marcenaria



Sobre fazer projeto de marcenaria não  posso afirmar com 100% de certeza que sou especialista no assunto, sei que existem cursos técnicos, de pós graduação, mas quem trabalha fazendo desenhos de marcenaria para projetos de armários e coisas mais básicas acredito  que os desenhos que faço tem bastante conteúdo e são bastante bons.

O básico do projeto e colocar as vistas mais importantes:

1- vista frontal: apresenta a vista que aparecerá para todos, com dimensões de alturas


2- planta: apresente as dimensões de largura e comprimento, não caracteriza muito do mobiliário, mas é em planta que se apresenta sua localização e disposição espacial na planta de layout do ambiente do qual ele se encontra.


3- vista lateral: nem sempre é necessária, a não ser quando se define algum fechamento lateral, ou para mobiliários que tem as dimensão de comprimento e largura ou profundidade siginificativas,como bancadas em "L".

4- vista posterior ou interna: alguns móveis existem duas frentes, ou seja, a frente fechado com portas, e a frente com as portas abertas, ou existe  as costas do móvel, como balcões de atendimento, mesas, ou mobiliário com acesso por dois lados paralelos. 


5- Cortes: Alguns móveis necessitam de cortes para definir alturas e dimensões internas do mobiliário, indicar prateleiras, gaveteiros, cabideiros,...


6- Perspectiva isométrica: em alguns casos é muito útil ter uma perspectiva isométrica, para melhor compreensão do mobiliário, de seu volume, em alguns casos mais específicos, pode-se também desenhar as peças de madeira separadamente, para aqueles que trabalham com a parte de execução do móvel e da montagem das peças.

7- Detalhes: alguns móveis são compostos por elementos que não pertencem ao ramo da marcenaria propriamente dito, como tampos de pedra, ou instalações elétricas e de iluminação, ou outras especificidades do projeto do mobiliário, e aí são necessários, desenhode detalhes, ou notas com informações para cada caso.

 

8- Perspectiva ou Apresentação para cliente: diferente dos marceneiros que utilizam os desenhos mais técnicos com medidas e dimensões para executar o móvel, para os clientes o que vale é uma visualização do móvel pretendido no espaço, para tanto, utiliza-se planta de layout, para localizar o ambiente, e perspectivas ou maquetes eletrônicas.
  
 





ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...