Translate

CADFREELA #14:Elétrica x Iluminação


Para pontuar estou fazendo o curso de Técnologo em Construção Civil, e dentre as disciplinas cursadas temos Eletricidade Aplicada, onde um dos trabalhos do curso consiste num exercício de Projeto Elétrico.

E aí vem uma questão que fui aprendendo enquanto projetista, a diferença entre um Projeto Elétrico que deve ser assinado por Engenheiro Elétrico e o Projeto de Iluminação definido pelo Arquiteto.

Projeto Elétrico consiste no dimensionamento dos circuitos a ser instalado para funcionamento de todos os equipamentos que necessitam de energia elétrica: eletrodomésticos, luminárias, homethearter, equipamentos de som, e o Projeto de Iluminação.

É caracterizado basicamente por símbolos que representam as informações de localização e distribuição dos circuitos e indicação dos condutores.

Para arquitetura a informação mais importante é a localização dos pontos de luz e pontos de força (interruptores, tomadas, quadro de distribuição)


Por comodidade e conveniência o Projeto de Iluminação e sua maioria das vezes vem agrupado com o Projeto de Forro, pois como é de costume ambos atualmente costuma ser eleborados como um único projeto, pois muitos dos recursos de iluminação se utilizam de sancas e detalhes no forro.

Tem representação arquitetônica, com dimensões e localização das luminárias, cortes e detalhes de sancas com iluminação, tabelas com informações úteis a instalação vindas do projeto de elétrica, fazendo parte do projeto executivo de arquitetura.






ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

7 comentários:

  1. Oi , eu preciso realizar um projeto e estou procurando projetista algum disponivel ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato comigo: MB Projetos Elétricos,
      Página no Face: https://www.facebook.com/MBProjetosEletricos/

      Excluir
    2. 2 anos depois, espero que tenha conseguido encontrar quem procurava

      Excluir
  2. Mariana vc é projetista ? Qual seu skype ?

    ResponderExcluir
  3. Senhores boa noite, sou projetista elétrico em nível de média e baixa tensão, urbana e rural, conhecimento de normas regulamentadoras, NDU 001, 002, 003, 28, dentre outras, elaboração de projetos particulares, PCA, MEMORIAL DESCRITIVO, MARKETING, DIAGRAMAS UNIFILARES, PLANILHA DE ATERRAMENTO, CALCULO DE CARGA, CALCULO QUEDA DE TENSÃO, PLANTAS SITUAÇÃO E LOCALIZAÇÃO..
    TRABALHO COM GOOGLE EARTH, GPS TRACKMAKER, ARQUIVO TRIMBLE, ENFIM.. ESTOU APRENDENDO ELÉTRICA INTERNA, EX: ESCOLAS, CASAS, EDIFICIOS, ENTRE OUTROS..
    CONTATO:
    carlos_sereia@hotmail.com

    Estou a disposição horário livre a partir das 18 horas.
    Grato..

    ResponderExcluir
  4. Senhores boa noite, sou projetista elétrico em nível de média e baixa tensão, urbana e rural, conhecimento de normas regulamentadoras, NDU 001, 002, 003, 28, dentre outras, elaboração de projetos particulares, PCA, MEMORIAL DESCRITIVO, MARKETING, DIAGRAMAS UNIFILARES, PLANILHA DE ATERRAMENTO, CALCULO DE CARGA, CALCULO QUEDA DE TENSÃO, PLANTAS SITUAÇÃO E LOCALIZAÇÃO..
    TRABALHO COM GOOGLE EARTH, GPS TRACKMAKER, ARQUIVO TRIMBLE, ENFIM.. ESTOU APRENDENDO ELÉTRICA INTERNA, EX: ESCOLAS, CASAS, EDIFICIOS, ENTRE OUTROS..
    CONTATO:
    carlos_sereia@hotmail.com

    Estou a disposição horário livre a partir das 18 horas.
    Grato..

    ResponderExcluir

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...