Translate

AutoCAD #07: Perspectiva Isométrica

Você precisa ou gostaria de fazer um desenho 3D, mas acha muito complicado trabalhar com os comandos 3D do AutoCAD, você acha que só chorando que resolve?


Pois tenho algumas sugestões para você:



Utilize seus cursos de prancheta no CAD somente com recursos de 2D.


1- Perspectiva Isométrica: aquela em que se usa ângulos de 30º.

A) XLline = reta infinita, você define um ponto e o ângulo de 30º para fazer seu desenho

B) drafting setting = configurações para desenho, em Snap or Grid, deixe selecionado Snap Type > Isometric Snap, daí seu cursor só desenhará em perspectiva isométrica, bastando teclar F5 para alterar a face a ser desenhada.

C) desenhar com linhas levando em consideração a sua perspectiva isométrica onde em algum momento seu desenho necessitará de linhas a 30º de inclinação.




2- Perspectiva de Ponto de Fuga: aquela em que se usa uma linha de horizonte e 1, 2, 3,... pontos de fuga.

A) XLline = reta infinita, você define uma linha de horizonte(LH) e seus pontos de fuga (PF), a partir daí usará este comando para traçar suas linhas a partir do PF escolhido, e finalize limpando as parte e linhas do desenho que forem desnecessárias.

3- Vetorização de fotografia: a partir de uma fotografia ou desenho feito a mão, para ser sua base para transformar seu desenho ou imagem em um desenho em CAD.

A) XLline = reta infinita, em cima da foto (imagem ou qualquer jpge) utilize este comando para ligar dois pontos de uma linha qualquer da imagem para achar ângulos e formatos no desenho.

B) Spline = se sua imagem conter linhas sinuosas e curvilíneas, utilize este comando clicando em pontos estratégicos na imagem a fim de contornar com um linha e formar um desenho a partir da imagem.

C) Polyline = linhas de um poligono, utilize este comando para desenhar poligonos contidos na imagem desejada

D) Pedit = configuração de polyline, este comando tem muitas funções dentre algumas delas está, transformar linhas em polilinha ou polígonos, editar grips (pontos nodais de uma entidade de desenho - pontinhos azuis) adicionando ou excluídno grips.





4- Perspectiva Militar ou Cavaleira: a partir de uma projeção (planta, corte, vista, elevação) você desenvolve uma noção de volume.

A) Blocos = apartir do bloco de uma planta ou uma face de um determinado objeto de desenho, traçar linhas paralelas em ângulo de 45º (ou um ângulo mais adequado) em relação a uma linha do desenho a fim de se desenvolver uma planta ou face perspectivada (muito útil para plantas de urbanismo).

5- View isométrico do CAD: a partir do view isométrico você pode desenvolver uma perspectiva a partir de uma projeção (planta, corte, elevação, vista)

A) View Isométric = visualização isométrica do desenho no paper space (Viewport do Layout), a partir daí pode se desenhar sobre uma viewport onde a base a ser perspectivada esteva travada.
B) Metafile (*.wmf) = arquivo de imagem, onde o desenho na view isometric escolhida a parte do desenho deve estar totalmente comtemplada na visualização da janela do AutoCAD, assim você importa a imagem escolhida e selecionada como arquivo metafile e depois importa essa parte do desenho em metafile novamente, mas o desenho voltará como um desenho vetorizado e planificado.

4 comentários:

  1. como faço para poder configurar um isométrico de tubulação em 3d para ser impresso, pois quando dou um preview sai tudo destorcido.....

    ResponderExcluir
  2. Não conheço muito de 3D, mas por acaso estava tentando fazer um PDF e o render estava horrível, pois pelo que vi o render aparece como imagem em pixel, deve haver algumas configurações específicas para isso, mas no meu caso como era somente uma modelagem configurei o modo de apresentação da viewport no quadro de propriedades (MO) tinha "shadow plot" a opção "legacy hidden" e ficou normal.

    ResponderExcluir
  3. Um desenho isometric só pode ser feito em esquadro?
    Como Fazer um projeto de duas paredes fora de esquadro em isometric?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Helio. Objetos que não tem somente ângulos de 90 graus, precisam de combinar o angulo do objeto, com linhas de ângulos complementares para alcançar ângulos notaveis de 90, 180, 270, 360, para construir o desenho desejado, meio difícil explicar escrevendo, mas como o desenho de uma rampa, ligue os pontos onde ela começa e onde ela termina por exemplo.

      Excluir

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...