Translate

CADFREELA #57: Tiroteio de Concorrência

Imagem relacionadaAntes o que era algo de algumas empresas/prestadores disputando um cliente/parceiro, hoje o cliente/parceiro tem acesso a tantas opções que nem sabe que tipo de requisitos ele utiliza para classificar e eliminar os concorrentes. Talvez hoje mais do que nunca o boca a boca seja mas eficiente, pois mesmo as melhores ofertas parecem muito fantasiosas na internet.



E talvez seja preciso de ajuda para escolher pela internet, tanto que existem hoje alguns modos de pesquisa para avaliar ou selecionar as empresas/parceiros/prestadores.

https://www.buscape.com.br/ 
https://www.zoom.com.br/
https://www.reclameaqui.com.br/
https://www.proteste.org.br/
https://www.habitissimo.com.br/
https://www.getninjas.com.br/
https://www.99freelas.com.br/
http://www.construclick.com.br/
http://mkt.workana.com/

Até onde sei para a área de cadista não há nenhum muito específico ou eficiente, site para se cadastrar, não saberia dizer por que, já que há tanta concorrência, ou pelo menos me parece que há muita concorrência.

1- Cursos Técnicos
A formação nos cursos técnicos são bastante eficientes para formar mão-de-obra, ou seja, a pessoa está preparada para cumprir a função de projetista sem grandes dificuldades, podendo somente se escolher pelos tipos de projetista formado: design de interiores, desenho de construção civil, desenho mecânico, ... e outros que se enquadrem na função.

2- Autodidatas
Com muitos cursos livres, livros e tutoriais, e por muitas vezes a pessoa não ter a necessidade de uma formação específica e regulamentada, então os mais curiosos até mesmo com pouca idade podem se destacar facilmente, porém é uma formação pouco linear, o que se destaca é o perfil de pessoa, que está sempre disposta a aprender.

3- Tecnólogo
É uma formação de nível superior, porém leva cerca de 2 a 3 anos de curso, e a formação é um intermediário em eficiência entre um curso técnico e um bacharel, sendo então muito habilidosos em cumprir funções como mão-de-obra, por terem uma formação mais específica, como cursos de Edifícios, Projetos, ...

4- Bacharel
A formação de bacharel vem sofrendo grandes cortes do MEC, pois uma formação eficiente nos dias de hoje tem que ser continua, então dificilmente uma pessoa sairá completa e produzindo eficientemente, pois de modo geral tem uma formação superficial em várias campos de atuação da profissão, mas não sairá com uma habilidade de especialidade desenvolvida.

5- Formação Continuada
As Pós normalmente não atendem os problemas de modo mão-de-obra, atendem mais a níveis de gestão, o que é válido para empresas que contemplam uma hierarquia mais definida.

Então atualmente com tanta oferta de formações buscando por vezes a mesma vaga, a concorrência é definida por características cada vez mais difíceis de mensurar.

Como conhecimento de idiomas, software, perfil de comportamento, e até se a pessoa sabe fazer café.

Agora mais do que nunca deixar de aprender uma habilidade nova todos os dias é um atentado a sua evolução profissional.

BOA SORTE PARA TODOS NÓS

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

2 comentários:

  1. Muito bom Mariana... Estou admirado por tanta destreza e habilidade.
    Fazendo uso das suas palavras... "Nunca deixe de aprender uma habilidade nova todos os dias...." mesmo que seja um mero cafezinho. rsrsrs

    Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...