Translate

AutoCAD #28: Mas afinal o que é BIM???

Assim como muita gente pensa, ou eu acho que pensa, acreditam que BIM é um programa de computador, assim como o CAD.

CAD = computer-aided design (Desenho assistido por computador)
BIM = Building Information Modeling (Modelagem da Informação da Construção)

Siglamente falando não explica muita coisa, pois normalmente as traduções de termos e expressões criadas não fazem muito sentido aqui no BRASIL, principalmente termos técnicos, por conta de vezes a palavra nem existir em português e precisar ser criada uma palavra que tenha o mesmo significado, ou aportuguesar a palavra estrangeira.

Dizem que o vocabulário do Futebol isso acontece ao contrário, por conta da riqueza da criação de expressões no país do futebol.

Imagem relacionadaA dificuldade está na palavra MODELAGEM, pois o que quer dizer essa palavra, onde ela se encaixa na construção?
Sendo assim muitos programas que utilizam essa palavra como significado de seu recurso de desenho, ganharam sem querer querendo o status de BIM, sem necessariamente tem algo haver com o BIM.
Eu demorei um pouco para entender que a questão estava na modelagem, afinal mesmo essa palavra existindo no português, talvez por conta das modelagem de roupas, por exemplo, ou modelagem de massinha escolar.

Resultado de imagem para desenho animado pixarNão que no ramo da construção tenha um significado muito diferente, mas temos que redirecionar a palavra, pois não estamos lidando nem com massinha nem com tecidos, mas com materiais de construção.

Sendo assim a modelagem que estamos querendo é a modelagem do nosso edifício e não somente de um desenho no computador, a não ser que esse desenho seja o nosso produto final no caso dos desenhos animados.

ENTÃO O QUE É BIM AFINAL???


BIM


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
BIM (Building Information Modeling ou '''Building Information Model''''') que significa Modelagem da Informação da Construção ou Modelo da Informação da Construção é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.
Há várias teorias sobre a origem do termo BIM. O Professor Charles M. Xavier do Instituto de Tecnologia da Georgia criou o conceito de modelagem de informação, mas não o termo em si, que foi primeiramente citado em um artigo de van Nederveen et al. em 1993. Entretanto em 2003 foi citado em artigo pela Autodesk para descrever 4D-BIM, orientado ao objeto, AEC-específica CAD.
Essa teoria é baseada tendo em vista que o termo Building Information Model é basicamente o mesmo que Building Product Model, a qual o professor Eastman tem usado extensivamente em seus livros e documentos desde finais dos anos 1970. ('Product model' significa 'informação de modelo' na engenharia.) No entanto, o termo foi popularizado por Jerry Laiserin como nome comum para uma representação digital do processo de construção para facilitar o intercâmbio e a interoperabilidade de informação em formato digital. De acordo com ele e outros, a primeira aplicação do BIM estava sob o conceito de Edifício Virtual do ARCHICAD Graphisoft da Nemetschek, na sua estreia em 1987

Então temos MODELAGEM DA INFORMAÇÃO DA CONSTRUÇÃO
Sendo assim estamos querendo modelar todas as informações referentes a construção então seria algo mais próximo ao sistema de gestão auxiliados pelas ferramentas tecnologicas, e a ideia é que essas ferramentas e todo esse sistema de gestão estejam conectados e sincronizados.

Aí entra programas como o REVIT, que tem uma lógica de desenho  considerando os elementos construtivos e suas características construtivas, como janelas e portas que precisa de uma parece, ou objetos que não podem atravessar a parede sem motivo lógico.

Resultado de imagem para bim significado

E o BIM sendo um sistema de gestão, para implantá-lo, provavelmente boa parte do sistema já é feito em sua empresa inconscientemente, mas vale entender que o processo é um pouco mais amplo, e pode ser mais fácil instalado-se as ferramentas corretas, pois a ideia do BIM é que muitas etapas  são feitas de modo arcaico, ganharão mais agilidade, e permitirá que etapas mais importantes ou que necessitem exclusivamente de ação humana tenham mais dedicação e tempo de serem executadas.

E etapas antes pouco executadas ou não dadas as devidas importância possam ser executadas de maneira adequada, gerando maior organização ao sistema.

Exemplo:
Etapas de ação humana: CRIAÇÃO, prospecção de clientes, pesquisas, ...
Etapas sem importância: PÓS CONSTRUÇÃO, projeto executivo, sustentabilidade, planejamento de obra, treinamentos, segurança, ...

Então se você fez um cursinho de REVIT e acha que sabe tudo de BIM, melhor revisar o seu currículo, para não passar vergonha.
Além que talvez com essa pequena contribuição desse blog, você talvez consiga driblar uma entrevista ou uma conversa sobre o assunto.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...