PROJETO #17: São Paulo meu Amor

Sampa
Caetano Veloso

Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
É que quando eu cheguei por aqui eu nada entendi
Da dura poesia concreta de tuas esquinas
Da deselegância discreta de tuas meninas
Resultado de imagem para sao paulo deselegância discreta meninas

Ainda não havia para mim, Rita Lee
A tua mais completa tradução
Alguma coisa acontece no meu coração
Que só quando cruza a Ipiranga e a avenida São João
Resultado de imagem para ipiranga com a avenida são joão
Quando eu te encarei frente a frente não vi o meu rosto
Chamei de mau gosto o que vi, de mau gosto, mau gosto
É que Narciso acha feio o que não é espelho
E à mente apavora o que ainda não é mesmo velho
Nada do que não era antes quando não somos Mutantes
Resultado de imagem para sao paulo
E foste um difícil começo
Afasta o que não conheço
E quem vem de outro sonho feliz de cidade
Aprende depressa a chamar-te de realidade
Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso
Resultado de imagem para sao paulo avesso
Do povo oprimido nas filas, nas vilas, favelas
Da força da grana que ergue e destrói coisas belas
Da feia fumaça que sobe, apagando as estrelas
Eu vejo surgir teus poetas de campos, espaços
Tuas oficinas de florestas, teus deuses da chuva
Resultado de imagem para sao paulo favela
Pan-Américas de Áfricas utópicas, túmulo do samba
Mais possível novo quilombo de Zumbi
E os Novos Baianos passeiam na tua garoa
E novos baianos te podem curtir numa boa
Resultado de imagem para ibirapuera

São Paulo faz no dia 25 de janeiro 464 anos.
E uma megalópole tem tanta arquitetura que precisaria de um blog só pra mostrar cada uma delas.
Mas aqui vou fazer a lista das 10 mais que não se pode deixar de conhecer, e vou contar o que eu sei sobre cada um.

1-CATEDRAL DA SÉ
Resultado de imagem para catedral da s\éO centro da cidade não pode ficar de fora do seu roteiro, tirar foto no marco zero de São Paulo e pedir uma benção na catedral.
A igreja da Sé, que vem de matriz, antes ficava na parte mais baixa da praça, nisso demoliram diversos prédios para compor a praça da Sé e dar mais suntuosidade a Catedral da Sé, num estilo neo gótico.


Resultado de imagem para conjunto nacional cinema

2- CONJUNTO NACIONAL
Tenho um xódo com o Conjunto Nacional, ir a paulista e não passar ao menos em sua calçada, é como não ir na Paulista.
O primeiro prédio na avenida, um conjunto comercial e residencial, quase uma prévia de um shopping, afinal antigamente não tinha cinemark, mas atualmente a conhecida Livraria Cultura ocupou o espaço que era um cinema, onde cheguei a assistir muitos filmes.
Por fora do outro lado da rua você avista o prédio comum relógio no topo, e para os mais atentos uma marca de divisão, que divide o prédio entre conjuntos comerciais e apartamentos residenciais.


Resultado de imagem para shopping CENTER iguatemi faria lima ENTRADA SP3- SHOPPING IGUATEMI (FARIA LIMA)
Talvez não tenha nada de especial um shopping, mas ele é o primeiro shopping de São Paulo, e pela sofisticação de suas lojas a sua entrada é bastante convidativa. Hoje ele já foi expandido e deve estar bem diferente do original. Dica também é conhecer a livraria cultura deste shopping.














4- MuBE
Resultado de imagem para mube
Museu Brasileiro de Escultura do nosso Arquiteto Paulo Mendes da Rocha, que se tiver sorte pode vê-lo saindo de seu escritório no centro da cidade. A proposta do museu era ser uma praça, mas com as grade ele perde um pouco o seu propósito, mas vale pelas surpresas a cada angulo que se olha.






5- CENTRO CULTURAL SÃO PAULO (VERGUEIRO)
Resultado de imagem para centro cultural vergueiroConstruído num barranco, ele tem uma utilização do espaço incrível, está sempre cheio de vida e cheio de arte, para explorá-lo vai ter que ficar de olho na programação, vale também estudar lá para as suas provas, ou levar um radinho e dançar nos corredores, coisas para fazer lá não falta.






6- COPAN
Resultado de imagem para copan
O edifício emblemático de Niemeyer, não poderia ficar de fora dessa lista, um edifício em curvas, que dizem que nos primeiros estudos a ideia era que os brises ficasse na vertical, mas alguém deu a dica e Niemeyer aceitou, tem muitos moradores e representa muito bem a cidade de São Paulo.






7- MERCADO MUNICIPAL (MERCADÃO)
Resultado de imagem para mercadaoNuma cidade conhecida pela riqueza gastronômica, comer um pastel de bacalhau ou um sanduíche de mortadela, seria muito triste, com a reforma e o advento do mezanino, virou um lugar turístico muito movimentado, num sábado de sol, aproveitasse que a forma mais fácil de se chegar é o metrô, pra não perder seu tempo numa fila de carros, mas no caminho até o mercadão, temos o comércio da 25 de março, sendo assim, fica a dia se for de domingo estará calmo e poderá comer seu pastel sem pegar fila.

8- MUSEU DO IMIGRANTE
Resultado de imagem para MUSEU DO IMIGRANTE
É um museu numa rota paralela de São Paulo, mas é a minha rota da cidade e era praticamente o quintal de casa, hoje está reformado nos moldes dos museus modernos e cheio de tecnologia, mas para um quintal o estilo antigo e sem muita tecnologia era muito mais divertido, há hoje também uma festas Nos Trilhos. Vale muito ir na festa do imigrante que costuma ser próximo do mês de maio, que abrem todo o espaço original da hospedaria dos Imigrantes, hoje parte utilizada ainda como hospedaria pelo Arsenal da Esperança.




9- ESTAÇÃO DA LUZ
Resultado de imagem para ESTACAO DA LUZUma estação ainda ativa, o que te dá a chance de depois do passeio pegar um trem para outros destinos, é um teletransporte no tempo, donde na Copa saia o expresso da Copa direto ao Itaqueirão, hoje a linha ainda existe, mas antes de chegar ao Itaqueirão ela passa por mais 2 estações.
No mesmo edifício fica o Museu da Língua Portuguesa, em frente fica a Pinacoteca e o Parque da Luz, que também valem a visita.
Uma releitura das estações inglesas tanto que suas peças foram todas  importadas.



Resultado de imagem para sesc pompeia

10- SESC POMPÉIA
Uma das unidades do SESC, não que as outras não tenham seus atrativos, mas esse é um clássico do SESC, o sonho de consumo é ter uma carteirinha para ter acesso ilimitado. Uma mistura de centro cultural com clube, dá facilmente para morar lá, de tanta coisa que pode ser feita, praticar esportes, tomar um sol no deck, assistir espetáculos, ver exposições, ou simplesmente tomar um café e apreciar o movimento. A nossa maravilhosa Lina Bo Bardi, não foi somente uma arquiteta reformando esses velhos galpões, ela foi uma artista, uma artesã, cada pedrinha cada tijolinho tem uma história para contar e uma atenção especial dada por ela e todos os operários que participaram da construção.



Sei que a lista só com 10 é muitíssimo pequena, mesmo uma lista das 100 mais também deixaria muita coisa de fora, quem sabe precisarei de pelo menos outra postagem para trazer mais exemplares, espero que essa pequena listinha tenha sua importância.
Mas de qualquer maneira os comentários está disponível para complementar essa lista.



ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AutoCAD #16: Meu desenho está flutuando

Portifólio #12: Desenho de Mobiliário

PROJETO #07: Layout do espaço

AutoCAD #07: Perspectiva Isométrica

AutoCAD #13: model space x paper space