Translate

CADFREELA #34: Procurando Nemo



PROCURANDO NEMO???
O mar não está pra peixe?


O mar não está para os cadistas soltos pela web ..... ou mesmo para os que ainda estão pensando entre o mar aberto do FREELANCER ou a segurança de um EMPREGO.

Na dúvida eu sugiro tente os dois ao mesmo tempo.

Acredito que todo freelancer já teve sua época de empregado fixo, e foi justamente lá que aprendeu boa parte senão a grande maioria de sua profissão:

- noções básicas de macetes do autocad
- alguma nicho de mercado, como 3D, mecânica, arquitetura, instalações, marcenaria, ....
- alguns dos primeiros clientes e parceiros de trabalho
- como organizar os arquivos
- como mandar plotar e imprimir bem bonitinho

Mas a dúvida ainda persiste como conquistar um novo serviço.

No caso de EMPREGO, tem muita gente por aí ganhando para lhe ajudar a se colocar no mercado, e são tantas ofertas, tantas dicas, que é surpreendente como ainda tem gente perdida, assim como já devo ter sido um dia, se é que ainda não deixei de ser.

Mas aqui vai algumas dicas que retirei da prática para quem quer procurar mesmo um emprego:

1- Monte o seu currículo

"...Mas meu currículo não tem nada para por / Eu não sei fazer um currículo bonito / Meu cúrriculo é o máximo, mas nenhuma resposta ......"

Depois de tantas entrevistas de emprego, acho que descobri a fórmula do cúrrículo, para ser convocada para a entrevista.

- Simplicidade: folha branca, letra preta, negrito para destacar algo importante, nome destacado, dados de contato somente os necessários ( endereço, idade, telefone, email ), mas do que isso só se a vaga pedir, como foto, nacionalidade, etc.

- Informações relevantes:
formação, experiência e conhecimentos que tenham haver com a vaga, outras informações só servirão para encher linguiça, que algumas vezes pode até ser necessário.

- Apresentação clara, organizada e bonita: o seu currículo precisa chamar a atenção, se destacar na pilha, mas uma atenção boa, algo que expresse profissionalismo, vale aproveitar ao máximo os seus conhecimentos de formatação de folha, mesmo que seja no paint.

- Atualização: todo dia pode acontecer alguma coisa que acrescente no seu currículo, então aproveite para atualizar, complementar, renovar, rechear o seu currículo com cursos, palestras, projetos, experiências, estágios, voluntariado, cursos de formação, técnico, faculdade......

2- Prepare um Carta de Apresentação

Para quem não está habituado com o termo carta, talvez fique mais calmo com o termo email.

Então prepare um email de apresentação, apresente-se ao seu possível contratante.

Mas seja OBJETIVO, normalmente quem contrata nos tempos atuais recebe tantos emails, que não tem mais um gosto especial por ler cartas de apresentação, então seja BREVE E OBJETIVO.

Seja CERTEIRO, coloque em seu texto de apresentação palavras-chaves, como: qual vaga está buscando, sua formação ou experiência, conhecimentos de softwares, ou seja, UM RESUMO DAS MELHORES PARTES DO SEU CURRÍCULO.


3-  Monte um Portifólio


Para quem trabalha com prestação de serviço de desenho é imprescindível.

4- Se torne apresentável

Nada como a aparência para conquistar uma boa primeira impressão.




No caso do Freelancer ...... Ser ou não ser freelancer, eis a questão?



ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...