Arquitetura #02: Etapas de Projeto

Você teve uma ideia brilhante, para o seu  Projeto de Arquitetura, e seu cliente adorou, ficou melhor do que os sonhos dele.

Mas um projeto de arquitetura precisa combinar perfeitamente com tudo que envolve o produto  pronto que será entregue ao cliente, caso contrário esse SONHO SE TRANSFORMARÁ EM PESADELO.

A etapa de Projeto é muito importante, pois é a etapa que visa prever todos os problemas que se encontrarão na obra até a conclusão e entrega ao Cliente.

1- Levantamento de Dados ou Estudo de Viabilidades: é onde estuda as possibilidades regidas pelas legislações que envolve o lugar e o objeto a ser implantado, coletando documentações, verificando algumas possibilidades de projeto quanto a área e formato do terreno ou espaço disponível. E ainda é a etapa de montagem do Programa de Necessidades junto com o Cliente, para definir o que para que e como será feito o projeto.
QUEM FAZ: Arquiteto junto com o Cliente

 

2- Ante Projeto ou Apresentação para o cliente: Conforme o Estudo de Viabilidade e Levantamento do Terreno e o Programa de Necessidades, se desenvolve um projeto para apresentar e assim definir exatamente o que será feito.
QUEM FAZ: Arquiteto e sua equipe, ou ele sozinho.


3- Projeto Legal ou Aprovação: A partir dos dados coletados anteriormente, se produz os documentos gráficos dentro dos padrões de apresentação da Prefeitura. Essa etapa vem sendo uma das área mais complicadas e temerosas, por causa da burocracia que envolve a aprovação, tendo que apresentar com a documentações do imóvel, do proprietário, do arquiteto responsável, mais as peças gráficas do imóvel existente e da modificação ou nova construção e topográfica.
QUEM FAZ: Arquiteto ou Especialista em Despachar (mas em nome do Arquiteto Responsável ou do Proprietário)


4- Projeto Básico ou Confirmação do Projeto: Conforme todo o processo anterior, muitas das etapas mais específicas do projeto ainda não forão determinadas, e é nesse momento que se definem, pois o Projeto Básico será o básico para iniciar o processo de definições do Projeto Executivo, onde serão o meio de comunicação com todas as áreas que envolvem o projeto: Elétrica, Hidráulica, Automação, Elementos Construtivos, Acabamento, ......
QUEM FAZ: Arquiteto e seus parceiros das outras áreas.


5- Projeto Executivo ou aquele que vai para a obra: Aqui o desenho tem que chegar próximo do real, com todas as definições o mais detalhadas possível para a execução não depender de achismos ou deduções de que vai mesmo colocar a mão na massa. O foco aqui são os detalhes: áreas molhadas, Paginação de Forro e de Piso, Esquadrias, Cobertura, Plantas, Cortes e Vistas, ....... e os projetos das áreas complementares definidos e os memoriais descritivos.
QUEM FAZ: Arquiteto, equipe e seus parceiros das outras áreas.



Conforme a  necessidade algumas etapas são desnecessárias ou relevantes, devido  ao porte e complexidade do projeto a ser executado. A etapa total de Projeto nem sempre se desenvolve rapidamente como todos gostariam, desta maneira muitas obras caminham em conjunto com esse processo, criando muitas vezes um certo conflito.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AutoCAD #16: Meu desenho está flutuando

Portifólio #12: Desenho de Mobiliário

AutoCAD #07: Perspectiva Isométrica