Translate

CADFREELA #11: Ligando o Taxímetro.......

Trabalhar por tempo é para mim a melhor opção, mas para quem quer contratar não é, mas como convencê-los do contrário.
 

1- Trabalhando como projetista fixa, o contratante pode lhe pagar por mês ou por hora, ou por ....... (existem outras opções?)

Mas quanto custa um projetista fixo? Conforme algumas continhas pode chegar a 1,80 o valor que o seu projetista recebe, é cafezinho, é energia elétrica, computadores, manutenção, faxina, espaço físico, ...... Você já contabilizou quanto custa o seu escritório?

Você projetista já contabilizou quanto do seu salário é gasto com o seu trabalho, almoço, transporte, uniforme, lanches, material, ..... Você acha que todo o seu salário é somente usufruto seu?

2- Existe diversos perfis de projetista para todos os gostos, talvez alguns existam mais do que outros, ou aqueles que dão má fama ou boa fama a todos os projetista.

Alguns projetista preferem trabalhar fixo em escritórios, outros preferem os trabalhos freelancer, outros se dividem entre os dois ao longo da semana.

Assim como também existem contratantes de porjetista que preferem seus projetistas diante de seus olhos, como há outros que preferem eles a distância, e há também os que se utiliza de ambos os tipos.

3- O projetista trabalha atualmente sem grandes seguranças, fixo ou freelancer, é sempre um risco que se corre ser projetista, trabalho talvez exista aos montes, mas emprego não é para todos, haja visto o custo de um projetista.

O Freelancer escolhe correr alguns riscos, como: grande variabilidade de trabalho ao longo do ano, encontrar maus contrantantes, períodos de trabalho ingrato (noite, final de semana). Mas em troca trabalham em casa, não se preocupam tanto com deslocamentos, podem trabalhar em diversos projetos distintos, e se souberem se organizar, podem conseguir uma melhor qualidade de vida. Para ser freelancer é necessário ser bastante organizado e desenvolver habilidades de empreendedor de si mesmo.

O Fixo escolhe algumas comodidades, como: não se preocupar em grandes variabilidades de trabalho, pois o seu contratante que se responsabiliza com essa questão, sempre terá uma rotina bem definida. Mas em contrapartida os ônus de sair de casa todos os dias poderão ser bastante incomodos, e muitas vezes é necessário entrar de acordo com as regras da empresa, que poderam afetar na sua qualidade de vida. Par ao fixo o importante é se manter bastante afinado com a filosofia da empresa, ou seja, se esforçar para ser o funcionários do mês.

4- Eu

Eu trabalhei como fixa e atualmente trabalho como freelancer: antes ganhava um tanto melhor mais não combinava comigo estar fixa num escritório todos os dias, hoje ganho pouquíssimo, mas trabalho com mais gosto, e atualmente tenho a oportunidade de realizar um curso, por exemplo, tendo como termômetro erros e acertos as parcerias que realizo.

5- Trabalho por hora

Como fixa ganhava por hora, e a partir daí comecei a reparar que o trabalho de projetista está cada vez mais desvalorizado.
 
Alguns projetistas cobram por folha, e comemoram as folhas A4 que tvende como folhas A0
 
Os que trabalham por metrô quadrado, fazem desenhos básicos, pois esses vende projeto como se fossem pastel e sem recheio, só um layout básico, pois o foco deles é totalmente outro.

6 - Pergunta: Como ter a certeza de quantas horas gastará?

É uma relação de confiança virtual que se estabelece, pois as vezes as parcerias são totalmente virtuais, ou o contato pessoalmente é raríssimo, e também para mim é uma questão saber se receberei o valor pelo serviço. Mas quando se trata de prestação de serviço, é muito complicado medir um valor que seja bom para ambos os lados, para mim é importente ter serviço sempre e bons pagadores, que me parece ser para mim uma situação mais traiçoeira.
7- E PARA VOCÊ QUAL É O MELHOR PROJETISTA?



ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

2 comentários:

  1. bom dia !

    você faz desenhos para a industria plástica ?

    9-8325-1495

    César.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá César. Trabalho com projeto de arquitetura e afins, além que no momento não estou pegando trabalhos freelancer, acho que não sou quem procura. Mas obrigada por perguntar.

      Excluir

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...