Translate

AutoCAD #13: model space x paper space


Aos usuários de autocad fica a escolha entre utilizar o model space ou o paper space (mais conhecido atualmente como layout)



Mais pra que escolher se você pode uilizar o dois?

Para os cadistas de primeira viagem essa resposta custuma variar de impossível para muito difícil, mas depois que começa a se descobrir certos truque de mágica, a resposta se altera para outa questão: "por que não me contaram que é tão fácil?"

TRUQUE Nº1 - A PRANCHA

Simples como desenhar no model, desenhe a sua prancha favorita: prefeitura, A4, A3, A2, A1, A0, folha da faculdade, projeto executivo; como se fosse desenhar no model aí você utiliza todos os recursos de desenho que você já conhece (linha, retângulo, texto, ...), deixando o espaço para colocar os desenhos do seu projeto.


TRUQUE Nº2 - VIEWPORTS


Atalho MV (para os quadros de viewports): e desenhe quantos viewports que queira, ou melhor, para cada parte do seu desenho que tiver uma escala diferente. O truque se encontra na fórmula mágica N / M XP, onde "N" é o número da escala do cad, se 1 unidade do cad for 1 metro então N=1000, se a unidade for centímetro N=10, e por fim for milímetro N=1, e demais unidade lembre-se é só fazer as contas, lembrando que N CAD =  M PRINT, aí temos o "M" que representa a escala de impressão, aí vai da escolha que queira imprimir.

1000/100xp = escala 1:100 de para representar mêtro
1000/50xp = escala 1:50 de para representar mêtro
1000/20xp = escala 1:20 de para representar mêtro

1/10xp = escala 1:10 de para representar milímetro
1/5xp = escala 1:5 de para representar milímetro
1/2xp = escala 1:2 de para representar milímetro

Para utilizar a fórmula clique internamente na viewport, entre no comando zoom (Z), basta digitar a fórmula escolhida e ajustar o desenho para que apareça na viewport com o comando pan (ou clicando a rodela do mouse), ou voltando ao ambiente do paperspace (clicando fora da viewport) aumente ou diminua o quadro da viewport

TRUQUE Nº3 - CUIDADO COM A VIEWPORT

Tudo que desenhar no interior da view será automaticamente teletransportado para o model space, ou seja, a viewport é uma janela dentro do model space.
Conselho evite alterar o desenho pela viewport até dominar a arte de trabalhar no paper space (ou layout).

Atalho PS = sai da viewport, utilize em caso de emergência, ou seja, sempre






TRUQUE Nº4 - TRAVANDO A VIEWPORT

Atalho MO = Properties

Esse é o canal de configurações, e lá você encontrará a opção de travar a sua viewport, ou seja, você poderá editar seu desenho, sem se preocupar em alterar a escala e a visualização da sua viewport, é super útil para impedir que alguém ou até você mesma destrua a montagem da sua prancha que já está organizadíssima, mas precisava ser feita alguns retoque finais para concluir o desenho.


TRUQUE Nº4 - GIRANDO O SEU DESENHO

Existe alguns cadistas que fazem cortes e não os viram na posição horizontal, então essa dica é para esse tipo de cadista. É possível alterar a UCS somente dentro da viewport, ou seja, desenhe como quiser no model: de cabeça para baixo, de lado, diagonal....., e depois na sua prancha você posiciona o desenho na posição mais correta ou mais fácil de visualizar quando for plotar a sua prancha. (postagem sobre UCS)

TRUQUE Nº5 - ESCALA

Já demos a fórmula mágica para escalonar (postagem sobre representação gráfica) o seu desenho nos quadrinho da viewport, mas e quando for plotar a escala é qual, a escala é simplesmente 1:1, porque a escala é a da folha, ou seja:

A4 = 210x297 unidades de CAD (ao contrário na horizontal)
A3 = 420x297 unidades de CAD (ao contrário na vertical)

Folha customizada no layout = AxB unidades de CAD considerando a medida de milímetros e considerar que a impressora ou plotter tem uma margem não imprimível, ou seja considere essa borda ao imprimir, no mínimo de 5mm ou 0,5cm. 


TRUQUE Nº6 - EXISTEM OUTROS TRUQUES

Claro que existem outros truques, mas essa vou deixar pra vocês descobrirem, aí se acharem que mereço saber compartilhe aqui nos comentários.





ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS




10 comentários:

  1. Não conhecia o atalho "PS" para desabilitar a janela, valeu mesmo!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bom ajudar, pois normalmente só ensinam a clicar fora da viewport, aí já aconteceram vários problemas.

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Estou presa na viewport hahaha Mas o autocad é em português e o PS não funciona.... como faço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por isso que o autoCAD em português não foi bem aceito no Brasil, por essa questão de usabilidade e comunicação de macetes, mas um macete dos comandos em inglês para português é utilizar antes do comando "underline", no caso fica: "_ps", mas agora vai de você testar se vai dar certo em todos os casos. Espero ter ajudado

      Excluir
  4. OI, MARIANA EU TENHO UMA DUVIDA, EU NORMALMENTE RECEBO O PROJETO PRONTO EM PAPER SPACE, POREM EU PRECISO FAZER ALTERAÇÕES NELE TODO, TIPO PROJETO E FOLHA E PRA ISSO EU PRECISARIA TRABALHAR COM ELE APENAS NO MODEL POREM EU PRECISO FICAR COPIANDO O PAPER PARA O MODEL SO QUE TENHO QUE MONTAR TODO O PROJETO NOVAMENTE PORQUE AO COPIAR ELE SAI ROTACIONADO E FORA DA FOLHA DO PROJETO. PODERIA ME AJUDAR?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Hernandes, esse é um ótimo tema para um post, mas enquanto não o faço... o espaço do layout/paper space não deveria conter o desenho todo, e muitas vezes é melhor realizar todo o trabalho no model mesmo, mas no seu caso específico, faria a seguinte sequência: comando MS (cria uma viewport no layout), comando chspace (teletraporta qualquer objeto de desenho para o model ou vice-versa), mas atenção na escala da viewport ... espero que isso te ajude.

      Excluir
    2. Agora você já pode ver a postagem e ver se te ajuda ainda mais: http://mariana-projetista.blogspot.com.br/2014/10/autocad-25-teletransporte-dentro-do.html

      Excluir
  5. Muito obrigada, salvou meu projeto com o PS! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom ajudar, mesmo que só responda mais de uma ano depois, provavelmente hoje você tenha uma dica para me dar.

      Excluir
  6. COMO TRANSPORTAR COM CHSPACE PARA MODEL ELEMENTOS VINDOS DE MAQUETES?

    ResponderExcluir

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...