Translate

AutoCAD #12: Hachura, meu amor, funcione

http://miltonkennedy.blogspot.com.br/2011_06_01_archive.html

A hachura está com probleminha? Tá bom confesso hachura quando não está ruim está péssimo, mas ruim com ele pior sem ele.

Escalonar a hachura é horrível
Escolher uma hachura menos pior está cada vez mais sem graça
Mas desenhar na unha uma hachura nem pensar.

Cada cadista tem sua relação de amor e ódio com as hachuras, e ao longo das versão elas foram criando novas relações.

Ainda tenho a minha relação preferida com o CAD R14, que me permitia escalonar manualmente (nem saberia explicar mais como fazia, mas colocava na medida exata que um determinado piso precisava ter), hoje o escalonamento é feio no olhômetro, e somente a opção used defined para pisos e hachuras quadriculadas ou lineares permitem uma medida exata. 


Outra coisinha que bobagem ou não torna um cadista melhor, que é prestar atenção a todas as opções que o quadro de hachuras tem:
- temos a opção pick point que é a mais conhecida e utilizada
- porém temos outras opções logo abaixo desta que podem ser mais úteis e importante de conhecer do que esta e podem te salvar muitas vezes em momentos de desespero perante a hachura surtadas que aparecem no seu projeto.
- como a opção de hachurar por uma área fechada
- ou remover a escolha de uma hachura
- e lá no final da coluna uma opção fantástica que é copiar os padrões de uma hachura já existente no seu arquivo já configurada.

Outra opção pouco utilizada e o ponto de inserção da hachura, que pode ser bastante útil para quando a hachura necessita iniciar exatamente num determinado ponto.

E buscando na internet você encontra também uma espécie de blocos de hachura, que é um arquivo com parâmetros que devem ser salvo no computar, já até cheguei fazer uso uma vez mais por algum motivo gerou vários problemas no cad, por isso, indico cautela ao utilizar esse arquivos.


* escrita livre sem referência bibliográfica
link de outras dicas de AutoCAD


Nenhum comentário:

Postar um comentário

ACRESCENTE COM COMENTÁRIOS

CADFREELA #: Vale a pena ser PJ?

Essa é a nova modinha do momento no mundo empresarial. Ser PJ, pessoa jurídica, empreendedor. Bem no ramo da construção civil o empreended...